A Universidade de Aveiro foi fundada em 1973 com a missão de criar, transmitir e aplicar conhecimento para transformar positivamente a sociedade.
Investigar, aprender, ensinar, cooperar, inovar… E com essas missões marcar para sempre a vida dos estudantes que escolhem a UA para desenvolver o seu talento, das empresas, das instituições e da sociedade civil que nos procuram em busca de soluções para os problemas complexos que enfrentam. Este é o bilhete de identidade de uma das mais dinâmicas e inovadoras universidades europeias.
Nascida para dar resposta aos desafios levantados pelas empresas e pela comunidade da Região, a Universidade continua a fazer jus a esse objetivo primordial. A Academia oferece formação em todas as áreas científicas e isso tem reflexos na vasta oferta formativa que foi sendo alargada à medida dos desafios propostos pelo exterior e que abarca as Engenharias, as Ciências, as Artes e as Humanidades, Ciências Sociais e Saúde. Com uma comunicação interdisciplinar entre todas estas áreas favorece-se a criação e a apropriação do conhecimento e a resolução eficaz dos problemas complexos da sociedade.
+ de 15.500 estudantes
+ 7 candidaturas por vaga
+4000 diplomas/ano
Com uma orgânica simples e linear, e beneficiando da interação entre os subsistemas universitário e politécnico, a Universidade de Aveiro proporciona um ambiente académico rico e variado, que permite extrair da diversidade disciplinar e da integração de saberes todo o potencial que estas encerram.
A UA distingue-se, ainda, por proporcionar um ambiente académico estimulante e acolhedor, que valoriza a liberdade de pensamento, a curiosidade e a criatividade. Aqui formam-se profissionais tecnicamente competentes, capazes de transformar conhecimento em inovação, e cidadãos do mundo com competências técnicas, sociais, pessoais, comunicacionais e emocionais.
+ de 1100 docentes
+ de 450 investigadores
+ de 700 Técnicos Administrativos e de Gestão
Uma academia com raízes, virada para o mundo
A internacionalização ocupa lugar de destaque nas prioridades da UA, desde a fundação e por isso a palavra de ordem na Universidade é a diversidade, ou não estivéssemos a falar de uma Academia com cerca de 90 nacionalidades. E isso deve-se também a todas as estruturas criadas para apoiar quem escolheu como segunda casa (ou mesmo primeira!) a Universidade de Aveiro. O Espaço UA Intercultural (vocacionado para esclarecer os estudantes estrangeiros), o Snack E24 (espaço de estudo de horário prolongado), o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (o primeiro numa universidade portuguesa), a ação social (saúde, alojamento e alimentação) e as múltiplas e diárias atividades desportivas e culturais desenvolvidas nos campi, fazem da Universidade, uma das mais sustentáveis do mundo, mais do que uma casa, um lar.
Situada no extremo Sudoeste da Península Ibérica, engane-se quem pense que Aveiro está nas franjas da Europa. A Universidade está situada a meio caminho entre a Europa, as Américas e a África. Não é por isso de estranhar as quase duas dezenas de redes e fóruns internacionais de cooperação onde a Universidade está presente ou as mais de 500 parcerias com universidades de 59 países espalhados por todo o globo. O Consórcio Europeu de Universidades Inovadoras, do qual a Academia de Aveiro é membro fundador, é um claro exemplo de que a Academia está de braços abertos para o mundo.
A ECIU University foi uma das primeiras Universidades Europeias reconhecidas e financiadas pela Comissão Europeia e traduz um novo modelo e uma nova visão para o ensino superior europeu. Envolve uma colaboração transnacional e estreita entre regiões, empresas e sociedade e oferece aos estudantes uma formação mais interdisciplinar, mais flexível e orientada para a procura de soluções inovadoras para os principais desafios societais. Através de um sistema de micro-credenciais os estudantes podem personalizar o seu percurso formativo, num ambiente de ensino-aprendizagem voltado para o futuro.
+85 nacionalidades nos campi
A Investigação de alto nível produzida nas 20 unidades de investigação é uma das grandes imagens de marca da Universidade. Integração, colaboração, multidisciplinariedade, equipamento de ponta, articulação com o ensino, bolsas e programas doutorais e a colaboração com os melhores centros de investigação mundiais são apenas alguns dos ingredientes de uma receita que faz da Universidade uma das instituições científicas com mais impacto.
20 unidades de investigação, todas com avaliação de Excelente ou Muito Bom
16 departamentos
4 Escolas Politécnicas
+ 70k citações nos últimos 5 anos
“Estamos conscientes dos desafios e das exigências de um mundo em mudança rápida – precisaremos sempre de ensino de qualidade, de oferta formativa diversificada e alinhada com as necessidades dos diferentes públicos que convergem hoje para o ensino superior, de modelos formativos flexíveis e ágeis; e precisamos de um modelo de ensino, investigação e inovação sem barreiras, centrado no cruzamento e partilha de saberes.”
[unitegallery UA23]