Jorge Molder recebeu na passada sexta-feira, 26 de Novembro, o Prémio Alumni 2021, que reconhece a carreira de um diplomado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Licenciado em Filosofia em 1972, Jorge Molder é uma das figuras mais destacadas da fotografia portuguesa contemporânea. Com uma obra reconhecida nacional e internacionalmente, há mais de 40 anos que o trabalho do artista dá primazia à imagem a preto e branco. Procurando uma representação teatral de espaços vazios ou evocando personagens que coloca em coreografias teatrais, Jorge Molder já realizou mais de cinco dezenas de exposições individuais.
Na sessão de entrega do Prémio, que decorreu na Sala D. Pedro V, o Diretor da Faculdade de Letras, Professor Miguel Tamen, destacou a admiração pela obra de Jorge Molder. Sobre o Prémio Alumni, Miguel Tamen sublinhou que “um dos sinais mais importantes de uma escola é que as pessoas que andaram nela venham a fazer coisas completamente imprevistas e completamente diferentes daquilo que se imagina que uma pessoa que andou numa faculdade com certas características irá fazer”.
Jorge Molder, depois de agradecer o Prémio, lembrou a profunda relação de amizade que manteve com os docentes do curso de Filosofia que frequentou na Faculdade de Letras entre 1967 e 1972. “Alguns professores que me marcaram bastante foram Joaquim Cerqueira Gonçalves e Oswaldo Market, que marcou completamente a minha relação com a Filosofia”, referiu Jorge Molder. Lindley Cintra, Borges de Macedo e David Mourão-Ferreira foram outros professores lembrados, este último “uma pessoa que nos ensinou a ler, uma coisa que nós pensávamos que sabíamos e não sabíamos”, acentuou o homenageado.
Sobre a influência do curso no seu percurso como fotógrafo, Jorge Molder não tem dúvidas: “se eu estive nesta casa cinco anos e vivi esta casa com grande intensidade, seria muito estranho se o curso de Filosofia não tivesse marcado o meu trabalho fotográfico”.
Os candidatos ao Prémio Alumni foram propostos por alunos, antigos alunos, docentes e funcionários da FLUL, sendo o único critério de elegibilidade serem diplomados pela instituição.
O júri desta edição foi constituído por Miguel Tamen, Diretor da FLUL, Adelaide Meira Serras, Coordenadora Científica do Programa FLUL Alumni, Arnaldo Espírito Santo, Professor Emérito da FLUL, Ivo Castro, Professor Emérito da FLUL, e Jaime Gama, ex-Presidente da Assembleia da República, distinguido em 2020 com o Prémio Alumni.