A aluna do Mestrado em Design Industrial e de Produto da Faculdade de Engenharia (FEUP) e da Faculdade de Belas-Artes da U.Porto (FBAUP), Diana Gomes foi a grande vencedora do concurso de ideias promovido pela ADICO, para assinalar os 100 anos da empresa que é considerada uma referência no setor do mobiliário de exterior.
O prémio, que inclui um valor pecuniário de 1.000 euros e um estágio na empresa, é uma “oportunidade de crescimento e aprendizagem, não só como designer, mas também como pessoa. Trabalhar na ADICO será um forte estímulo criativo para mim, enquanto me possibilita conjugar as minhas duas vocações, engenharia e design, harmonicamente”, admite a jovem.
Com formação de base em engenharia mecânica, Diana Gomes esteve sempre envolvida no “mundo das artes”: “Este concurso permitiu-me explorar o meu lado mais criativo, aprofundando as minhas capacidades inventivas, e, o facto de o ter ganho, constitui para mim um grande incentivo para continuar a trabalhar aliando o design à engenharia, que é, efetivamente, aquilo que pretendo fazer no futuro”.
A proposta ganhadora procurou aproveitar os recursos e materiais de que a ADICO dispõe ao desenvolver uma linha de produtos funcionais e versáteis, que acentuassem a concordância entre a experiência do utilizador e a natureza.
Em 2º e 3º lugares ficaram Pedro Pêgo e Gabriela Figueiredo, distinguidos com um prémio no valor de 600 e 300 euros, respetivamente.
Ao longo das últimas décadas uma das áreas a que a Adico tem vindo a dar maior relevo é o design falado em português. “No ano em que assinalamos o 100º aniversário da empresa faz para nós todo o sentido abrirmos as portas aos jovens criadores, aos designers do futuro e, em conjunto com eles, desenharmos os próximos 100 anos da Adico, cujo segredo de sucesso e de longevidade está na valorização do design nacional e na capacidade de se reinventar, mantendo-se sempre fiel ao seu ADN”, revela Adelina Dias Costa, administradora da Adico.
“Design para os próximos 100 anos”: fomentar parcerias de sucesso
A proposta de briefing lançada em 2020 aos onze estudantes pela docente responsável pela Unidade Curricular de Projeto Design Industrial, a designer Lígia Lopes, implicou uma reflexão sobre o carácter intemporal da marca e da sua desejada permanência e contínua afirmação no mercado do mobiliário. Sob o mote “Design para os próximos 100 anos”, considerando a celebração do 100º aniversário da empresa e a própria tipologia dos objetos que produz, o briefing incidiu em características muito próprias das peças de mobiliário da marca: a intemporalidade, durabilidade, funcionalidade e o compromisso estético muito próprio que faz com que a ADICO faça parte da memória visual da maioria dos portugueses, ainda que o faça de uma forma quase anónima.
Apesar de a pandemia ter impossibilitado o contacto permanente, o projeto contou com a participação da empresa e dos seus designers, que gentilmente foram introduzindo algumas indicações que puderam aproximar os projetos aos sistemas de produção mais adequados, por exemplo, na seleção de conectores já usados pela ADICO e/ou perfis mais ajustados à escala do objeto projetado.
Cada estudante desenvolveu entre dois ou três produtos que se conjugam, mas não dependem entre si, obedecendo a um conjunto de especificidades e constrangimentos determinados pelo briefing, sendo que o principal se prende com a “proibição” de ceder à tentação dos designers de produto: desenhar uma cadeira. Deste modo, os estudantes, apresentam agora um conjunto de objetos que pretendem acrescentar-se e não competir com os produtos do catálogo ADICO.