“Golfo da Guiné: Pirataria, mercenários, marinhas e um papel para Portugal” é o tema da aula aberta que terá como palestrante o Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo, com moderação de Azeredo Lopes, professor da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica. A palestra terá lugar a 16 de novembro, pelas 14h30, no Auditório Ilídio Pinho, na Universidade Católica no Porto.
O Vice-Almirante Gouveia e Melo, que comandou a fragata Álvares Cabral no Golfo da Guiné para apoiar a segurança marítima na região, será convidado a falar sobre este e outros temas relacionados com a Iniciativa Mar Aberto, que decorreu no âmbito da cooperação com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
“Esta é uma oportunidade importante de exposição dos nossos estudantes a um conhecimento aprofundado sobre as dinâmicas no Golfo da Guiné e o papel de Portugal na região”, refere Azeredo Lopes, professor da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.
Inserida no âmbito da disciplina de Temas de Relações Internacionais do Mestrado em Direito Internacional e Europeu da Escola do Porto da Faculdade de Direito, a aula “Golfo da Guiné: Pirataria, mercenários, marinhas e um papel para Portugal” está aberta ao público em geral, com transmissão online.