Parabéns chegaste ao Ensino Superior! Mas… se vives longe da tua Instituição de Ensino Superior, o alojamento pode parecer um verdadeiro drama. Especialmente se considerarmos o aumento exponencial das rendas das casas, e tudo o que implica o processo de procura e arrendamento de um quarto.
Ganhar asas é um primeiro desafio, mas a experiência universitária numa outra cidade tem tudo para ser interessante, conhece as opções disponíveis!
As opções disponíveis são:
• Residências de estudantes
• Residências universitárias privadas
• Arrendamento de quarto ou apartamento privado
Residências de Estudantes
O aumento dos preços do alojamento universitário contribuiu para o aumento do número de pedidos de apoio aos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa (SASULisboa), que têm como missão apoiar os estudantes deslocados, favorecendo a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior e na frequência bem-sucedida na ULisboa. Para apoiar os estudantes, os SASUL contam com 16 residências universitárias, distribuídas pelos vários Campi da ULisboa.
Estas camas são destinadas a estudantes do 1º ciclo, 2º ciclo ou mestrado integrado da ULisboa e de outros programas de cooperação e de mobilidade. No ano letivo 2019/2020 foram 1.391 os estudantes alojados, desses 1.089 eram bolseiros.
Os Serviços de Ação Social (SASNOVA) dispõem atualmente de três residências universitárias (Residência Alfredo de Sousa, Fraústo da Silva, Residência do Lumiar), que somam um total de 460 camas, para uso dos alunos da universidade, com preferência para bolseiros portugueses e estudantes estrangeiros de programas de mobilidade.
A maioria das Instituições de Ensino Superior disponibilizam opções de alojamento. Por isso, verifica no site da tua Instituição de Ensino quais as opções disponíveis.
Como posso candidatar-me às residências de estudantes?
Os alunos que se candidatam a bolsa de estudo devem efetuar o pedido de alojamento no momento da candidatura à bolsa no site da Direção Geral do Ensino Superior (DGES).
De acordo com informação disponibilizada no site da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) “O Alojamento em residências dos SAS – se concedido alojamento em residência, os estudantes bolseiros deslocados beneficiam de um complemento mensal igual ao valor base mensal efetivamente pago pelos bolseiros nas residências, até ao limite de 17,5% do IAS (artigo 19.º, n.º 1).” Esta é uma opção de alojamento bastante vantajosa, uma vez que o valor da renda mensal é simbólico, especialmente para estudantes bolseiros.
Residências Universitárias Privadas
Se pretendes um alojamento onde o conforto, a segurança e o sentido de comunidade moram contigo, a Livensa Living, uma marca de residências de estudantes, é uma opção bastante interessante. A ideia é que te sintas “como em casa, mas melhor”, explica a General Manager (GM) da Livensa Living Lisboa Cidade Universitária, Patrícia Carapucinha.
Em Portugal estas residências distribuem-se pelas cidades do Porto, de Coimbra e de Lisboa e ficam a poucos minutos a pé dos principais pólos universitários. Aqui não há lugar a preocupações, porque tens todas as despesas incluídas numa só mensalidade, um valor mensal único que incluí as despesas regulares (água, luz, gás, internet e televisão) e não só…
Como hoje em dia, uma casa é muito mais do que um espaço para dormir, na Livensa Living tens à tua disposição comodidades como ginásio, piscina, cinema, biblioteca, salas de estudo, sala de jogos e, ainda programas com atividades e eventos organizados pelas equipas ou sugeridos pelos próprios “livensers”. A ideia é que te foques apenas no teu sucesso académico e em viver os melhores anos da tua vida.
“Uma das características de ser estudante universitário é o contacto com várias pessoas e com várias culturas, e este é um enriquecimento pessoal indispensável. Estar numa residência de estudantes é uma extensão desta experiência” afirma a GM da Livensa Living Porto Campus, Diana Tavares.
Mas as amizades não começam nem acabam na residência, por isso, podes sempre trazer os teus amigos e convidar colegas de faculdade para trabalhar ou conviver contigo na residência. “Como reconhecemos a importância de criar amigos e trazê-los para conviver naquela que é a sua casa, os nossos residentes têm a hipótese de trazer visitas e conviver com eles nas áreas comuns como a biblioteca, cinema, zonas de estudo, salas de refeições e de jogos”, informa João Teixeira, GM da Livensa Porto Boavista.
As Breves do Alojamento Universitário
• Edifício do Ministério da Educação na 5 de Outubro será nova residência universitária
• Parte da Estação de Santa Apolónia será residência universitária com pelo menos 173 camas
• Residência com 47 camas abre em Lisboa para estudantes deslocados, filhos de funcionários públicos
• Universidade de Lisboa vai ter a maior residência universitária do país