Hoje assinala-se o Dia Mundial do Contracetivo, em mais de 70 países, desde 2007.
Neste dia procura-se chamar à atenção para a importância de se fazer escolhas fundamentadas sobre a saúde sexual e reprodutiva, em particular, nos mais jovens.
De acordo com o estudo “Health Behaviour in School-aged Children”, publicado pela Organização Mundial de Saúde, Portugal ocupa o 7º lugar entre 45 países, relativamente à utilização de métodos contracetivos por jovens em idade escolar.
Hoje em dia já são vários os métodos contracetivos disponíveis, tais como:
- A pílula – o método mais utilizado pelas mulheres para evitar a gravidez
- O preservativo (feminino e masculino) – o único que para além de prevenir a conceção, protege-te do contágio de doenças sexualmente transmissíveis
- Dispositivo Intrauterino (DIU) – feito de plástico e em forma de “T” é introduzido no útero pel@ ginecologista e pode permanecer durante cerca de 5 anos não alterando a sua eficácia.
Mas, há muitos mais métodos disponíveis, e deves escolher o que melhor se adequar às tuas necessidades, ao teu estilo de vida, às tuas particularidades e idade, claro.
Lembra-te: Esta é uma questão a que deves dar importância e não deves decidir nada sem te informares! É importante consultar o/a ginecologista, para que este profissional de saúde te ajude a decidir qual a opção mais adequada para ti!