Gonçalo Ferreira, estudante do mestrado em Gestão e Direção Hoteleira da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, alcançou o segundo lugar no concurso de ideias “The future of Swiss business hotels in urban areas”. Promovido pela Association Romande des Hôteliers, École Hôtelière de Lausanne e HES-SO Valais-Wallis, o concurso visa apontar soluções para o futuro dos hotéis de cidade em tempos de pandemia.
O estudante foi convidado a apresentar a sua proposta em Lausanne, perante uma plateia de empresários, académicos e representantes do setor hoteleiro.
A proposta foi desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Promoção Turística e Hoteleira, e consiste num conjunto de soluções ao nível do turismo médico com clarividências win-win para os diversos visados no modelo de negócio, tendo sido contemplados cenários de curto, médio e longo prazo.
Perante o atual impacto da pandemia por Covid-19 no turismo, a solução apresentada visa rentabilizar as capacidades técnicas em ambos os cenários, hoteleiro e hospitalar, destinado a clientes com patologia de baixo risco e autónomos. As soluções englobam protocolos entre hotéis e hospitais, tendo por base o contexto suíço, tanto a nível da compreensão do seu sistema de saúde, como do seu nível de excelência na hotelaria e em cuidados médicos.