«Leiria está, uma vez mais, a fazer história», afirmou, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, durante a cerimónia de inauguração da Startup de Inovação Social de Leiria, enaltecendo a sua missão em apoiar projetos inovadores sustentáveis capazes de responder a problemas sociais negligenciados que afetam a comunidade. Instalada no Hub de Inovação em Saúde do Politécnico de Leiria, numa parceria com a StartupLeiria, a nova infraestrutura pretende ser um estímulo para a dinamização de um novo ecossistema de empreendedorismo e inovação social na região Centro.
«A pandemia tornou evidente as desigualdades e as fragilidades que temos do ponto de vista social, nas suas várias dimensões, seja nas respostas ao desafio demográfico, seja nas respostas aos mais jovens para garantir a sua autonomia, ou nas respostas de apoio à natalidade e de integração das várias comunidades», referiu Ana Mendes Godinho, destacando que a Startup de Inovação Social de Leiria «tem a virtude de ser a resposta ao desafio que Portugal quis colocar no centro do debate durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, em que a dupla transição ambiental e digital deve basear-se numa transição justa e assentar na dimensão social como um fator crítico».
Para a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, é imperativo «reinventar, renovar e ter inspiração para novas respostas sociais». «Quero dar-vos os parabéns por estarem aqui a gerar ideias, inovação, inspiração e cérebros dedicados à inovação social. Num momento tão difícil como o que estamos a atravessar, Leiria está a construir um futuro, acima de tudo baseado naquela que deve ser a nossa prioridade, que é colocar sempre a dimensão social em primeiro lugar e garantir que Portugal é um país para todos», afirmou Ana Mendes Godinho.