Com uma presença de mais de seis décadas na Cidade Universitária, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) irá marcar, novamente, o campus da Alameda da Universidade com a construção de um edifício novo.
Inserido num conjunto arquitetónico já existente da autoria do arquitecto Porfírio Pardal Monteiro, o edifício novo da FLUL irá revelar uma clara modernidade aliada à harmonia com o espaço e edificado envolventes. Esse foi, desde o início, um dos objectivos da equipa responsável pelo projeto, coordenado pela arquitecta Maria Manuela M. F. Oliveira, e pelos arquitetos Ana Raquel Ferrão, Bruno Pereira e Gilberto Pedrosa.
O cariz retilíneo e a estilização clássica dos edifícios do campus da Universidade de Lisboa, características marcantes de Porfírio Pardal Monteiro, encontram eco no projeto agora apresentado. O Diretor da FLUL, Professor Miguel Tamen, explica que o edifício que vai surgir no lugar do atual Pavilhão Novo “não é estridente, e procura dialogar com o edifício Pardal Monteiro, sem se impor e sem, ao contrário do que muitas vezes hoje acontece, constituir um statement ostensivo dos arquitetos”.
Com um custo aproximado de cinco milhões de euros, e uma área de construção de 4.483,35 metros quadrados, o edifício irá responder às necessidades atuais, espelhadas na planta definida. O rés-do-chão será ocupado por salas de aula de várias tipologias, com dimensões entre 30 e 70 metros quadrados, e com vista quer para o pátio interior descoberto, quer para o exterior, privilegiando-se a luz natural. Nos pisos superiores ficarão localizados gabinetes de professores, com diversas tipologias de sala, mas nunca com mais de três ocupantes. Aqui irão ficar localizados, também, a Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (ADFLUL), o Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP) e o Centro de Línguas da FLUL (CLi-FLUL).
O atual desnível entre o edifício a construir e os já existentes será mantido, de forma a criar um espaço em “anfiteatro” ao ar livre para atividades futuras. A funcionalidade e segurança do espaço, a criação de um ambiente agradável, o privilégio concedido a condições acústicas, o controlo ambiental e a sustentabilidade energética são os princípios orientadores do projeto.
Com uma previsão de duração de obras de 24 meses, a iniciar em dezembro de 2021, é expectável que a construção do edifício novo termine durante o ano letivo de 2023/2024.
Fonte: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL)