As cidades da Covilhã e do Fundão recebem de 19 a 30 de julho as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que levarão à Beira Interior centenas de estudantes-atletas.
O evento é uma organização conjunta da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), com as parcerias da Universidade da Beira Interior (UBI) e dos municípios da cidade neve e da capital da cereja.
Em causa está a atribuição de 12 títulos de campeão nacional universitário, nas modalidades de andebol, basquetebol, futsal, voleibol, rugby, futebol 11 e futebol 7, para os quais estão apuradas 64 equipas de 19 clubes FADU, às quais se juntarão as equipas dos campeonatos sem fase de apuramento. Os jogos serão disputados em mais de uma dezena de instalações desportivas da região.
Para o presidente da FADU, André Reis, esta edição será mais uma lufada de ar fresco para o desporto universitário. ‘Depois de um ano com muitas dificuldades, onde os estudantes-atletas ficaram privados de competir e de representar os seus clubes num intervalo de tempo muito considerável, é uma enorme satisfação assistir ao regresso das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários. Importa salientar todo o esforço que os clubes e a estrutura da FADU fizeram para que o desporto universitário não ficasse em suspenso pela segunda época desportiva. Foi um sinal de grande responsabilidade e coragem que demos ao sistema. Estamos todos de parabéns’, começou por dizer, sem deixar de referir os cuidados a ter em conta nesta fase de pandemia. ‘Estamos a trabalhar a toda a velocidade para fazermos destas as melhores Fases Finais de sempre, não deixando de garantir toda a segurança necessária num momento em que cada vez mais pessoas estão vacinadas, mas conscientes que a pandemia ainda não terminou. A AAUBI, Comissão Organizadora Local, está muito empenhada nesse desígnio e o que eu posso garantir a todos os participantes é que vão viver uma experiência única e marcante’.
Na academia ubiana já se faz a contagem decrescente para o evento. ‘Estamos ansiosos por retomar atividades em que os estudantes sejam os atores principais da dinamização regional, sendo este o primeiro evento desta dimensão a ter a possibilidade de contar com público. Esta envolvência entre estudantes e sociedade regional é fundamental para a promoção do bem-estar social e humano, promovendo ainda a inclusão, a tolerância e a atividade física’, disse o presidente da AAUBI, Ricardo Nora, considerando que este será um evento memorável.
‘Contamos com os estudantes, organizações sociais e políticas, e com o tecido empresarial da região para levar a bom porto e acredito que este evento e estas cidades ficarão para sempre marcados na memória de todos os intervenientes. O mês de julho ficará marcado pela retoma desportiva, social e económica na região com a realização das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários’, acrescentou ainda o dirigente. De referir que, à equipa da casa e às equipas que passaram por fases de apuramento, através dos Campeonatos Universitários de Lisboa e do apuramento NCS (Norte, Centro e Sul), juntar-se-ão as equipas dos campeonatos que não tiveram apuramento, os chamados CNU diretos.