De forma a celebrar o Dia Internacional dos Museus, a partir de hoje, 18 de maio, a coleção de arte contemporânea da Caixa Geral de Depósitos (Coleção da CGD) está representada no Google Arts & Culture, uma plataforma digital de divulgação cultural que permite descobrir de forma virtual milhões de obras de arte, instituições e locais históricos em todo o mundo.
O livro Abrir a Caixa – obras da Colecção da Caixa Geral de Depósitos (ed. Culturgest com Delfim Sardo, 2009) é o ponto de partida para descobrir a Coleção da CGD online.
Na plataforma Google Arts & Culture, será apresentado um total de cerca de 60 artistas, com imagens detalhadas e textos do curador Delfim Sardo. Uma viagem digital por algumas das obras mais relevantes da coleção, dando a conhecer parte da sua história e identidade.
As escolhas das obras e dos artistas apresentados no livro revelam uma curadoria autoral que reflete uma diversidade de técnicas – pintura, escultura, desenho, instalação, vídeo ou fotografia. Assim, é possível disponibilizar a todos os utilizadores, textos e imagens das obras com grande resolução, dando a conhecer uma coleção coesa que, espelha uma contemporaneidade abrangente e inclusiva.
O livro Abrir a Caixa – obras da Colecção da Caixa Geral de Depósitos custa €25 e pode ser adquirido através do site www.culturgest.pt/pt/informacoes/livraria/
A área da coleção na plataforma Google Arts & Culture pode ser visitada aqui.