A mobilidade sustentável é o assunto do momento com um gigante impacto no futuro. Pequenas alterações na forma como nos deslocamos têm uma grande influência na saúde e longevidade do nosso planeta.
Queres contribuir para um caminho mais verde? Conhece as opções elétricas presentes no mercado, os apoios que sustentam estas opções e como as cidades se estão a tornar mais amigas do ambiente.
Opções de mobilidade elétrica
Quando falamos em mobilidade, referimo-nos a todas as deslocações que se fazem no dia a dia, sejam elas profissionais ou sociais.
Reduzir as viagens de carro e aumentar as deslocações através de uma rede de transportes, ou até optar por um meio de transporte partilhado, tem um impacto positivo para o planeta.
Contudo, há quem prefira uma deslocação individual, livre de horários impostos pelos transportes, ou de custos da deslocação partilhada.
Se gostas da liberdade de te deslocares pela cidade, sem estares dependente de horários ou de outras pessoas, as opções elétricas são cada vez mais variadas, ora vê.
Trotinete elétrica: Podes adquirir a tua própria trotinete, ou utilizar as trotinetes públicas, já distribuídas por diversas cidades portuguesas do norte ao sul do país.
Bicicleta tradicional ou elétrica: Os preços são vários e as vantagens também! Se optares por não comprar uma bicicleta tua, por uma questão de orçamento, ou por teres pouco espaço para a guardar, há mais opções! Bikesharing, é o serviço que disponibiliza bicicletas, a custos variados, com a vantagem de teres vários pontos pela cidade onde podes estacioná-las, sem qualquer preocupação acrescida.
Motas elétricas: À semelhança das opções anteriores, podes ter a tua própria mota, se o teu orçamento permitir, ou optar pelos serviços de motosharing. Pagas apenas os minutos que utilizas o veículo, deslocas-te com menos esforço e mais rapidamente, e ainda, evitas as filas de trânsito enquanto fazes as tuas deslocações diárias.
Carro elétrico: Para quem não dispensa o conforto do veículo pessoal, é cada vez maior a aposta das principais marcas de carros em mobilidade com 0% emissões de carbono prejudiciais para o ambiente. A variedade é muita, as vantagens também, é tudo uma questão de escolhas e analisares os prós e os contras de cada escolha!
As melhores apps para os utilizadores mais elétricos
miio: Se procuras uma aplicação que te acompanhe nas viagens elétricas, esta é provavelmente das melhores, é gratuita e disponibiliza todas as informações necessárias.
Moovit: A app que combina o comboio, metro, autocarro, elétrico, ferry, trotinetes, motos ou serviços de TVDE), orientando o utilizador do ponto A ao ponto B da forma mais fácil, indicando horários e mapas.
Acciona: Na app de aluguer de motos elétricas em Lisboa, as motos têm uma potência equivalente às de 125 cc, e o pagamento é feito mediante a utilização.
Blablacar: Uma aplicação de boleias, que junta condutores com passageiros para partilhar automóveis. Basta selecionar o destino e pesquisar pelos veículos disponíveis.
Circ: Uma app de trotinetes elétricas, na qual, os veículos são localizados e desbloqueados através da app.
Ecooltra: Com esta aplicação podes localizar, reservar e alugar um motociclo elétrico em oito cidades europeias, entre as quais Lisboa.
“Quero comprar um veículo amigo do ambiente, com o apoio do estado, é possível?”
Desde 2017 que o Fundo Ambiental tem como compromisso, o programa Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões, que consiste em: “dar continuidade à implementação de medidas de aceleração da apropriação de energias de tração alternativas e ambientalmente mais favoráveis, como a tração 100% elétrica.”
Vê os apoios que podes receber na categoria de Mobilidade Ativa ciclável e duas rodas:
- Bicicletas e Motociclos: 50% do valor da aquisição até 350€
- Bicicletas convencionais: 20% do valor da aquisição até 100€
“Como posso candidatar-me a receber este incentivo?”
Basta ires ao site do Fundo Ambiental e procederes à tua candidatura. Este procedimento é feito exclusivamente online.
Poderás ainda visualizar o limite de incentivos a atribuir por categoria de veículo – são cinco as categorias – e ainda quantas candidaturas foram já submetidas.
Sabias que…
Segundo dados da Agência Europeia do Ambiente de 2020, a poluição atmosférica continua a ser a principal ameaça ambiental para a saúde na Europa? Com mais de 400 000 mortes prematuras provocadas pela poluição atmosférica todos os anos na UE.
Mais de 50% da eletricidade produzida em Portugal já é de origem de fontes renováveis, não poluentes, de acordo com dados da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE).
Foram adquiridos em 2010 na Europa 700 unidades de carros elétricos, em 2019 e em 2020 cerca de 550 000, de acordo com a Agência Europeia do Ambiente.