A Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL), em conjunto com os clubes, decidiram trazer de volta os campeonatos universitários de Lisboa desta temporada.
Estes terão inicio a 3 de maio sendo e deverão terminar até dia 11 de junho.
De acordo com a noticia avançada pela ADESL, as equipas já começaram a treinar esta semana, embora com bastantes limitações devido aos constrangimentos nas instalações desportivas.
O Estádio Universitário de Lisboa continuará a servir de palco para os jogos de Futebol 11. Quanto às restantes modalidades todas elas terão uma nova localização.
Sendo que, no complexo desportivo da Ajuda irá receber o regresso do Basquetebol Feminino e Masculino, bem como do Voleibol Feminino e Masculino.
O Futsal Feminino e Masculino disputarão os CUL no Pavilhão do Liberdade. O Andebol Masculino será dividido entre o Pavilhão do Varejense e o Pavilhão da AEFMH.
Em relação ao Rugby e ao Andebol Feminino, a ADESL está ainda a estudar formas de conseguir realizar estas modalidades de uma forma segura e competitiva.
Quanto as mudanças nos modelos competitivos, apenas o Futebol 11 será alterado, com os clubes a decidirem por recomeçar a competição com 3 grupos de 4, que levará depois a uma fase final.
No Basquetebol, não tendo sido realizado qualquer jogo até à data, o modelo será o da criação de 2 grupos por modalidade, no caso do masculino, e de 1 grupo, no caso do feminino, tendo em vista a realização da fase final, à semelhança dos anos anteriores.
Nas restantes modalidades, até ao momento, tudo permanecerá igual. No que concerne às segundas divisões, a ADESL está a equacionar a realização das mesmas, algo que no entanto só poderá ser decidido e alcançado caso se verifique que existem condições de segurança e de instalações desportivas.
Sendo a realização dos jogos à porta fechada, e portanto não podendo existir público, é intenção da ADESL transmitir a maioria dos jogos, com exceção nos momentos em que isso não seja possível.