Já estão abertas as candidaturas para as mais de 360 Bolsas Santander Futuro 2021, que se destinam a apoiar estudantes universitários com recursos económicos limitados – inscritos numa das 50 Instituições de Ensino Superior beneficiárias de mecenato do Banco Santander e aderentes ao programa – e que estejam determinados a iniciar, prosseguir ou terminar um ciclo da carreira académica.
As inscrições podem ser realizadas até 18 de abril de 2021 em: Bolsas Futuro Edição 2021.
As bolsas, num valor que pode ascender a mil euros, têm como objetivo contribuir para uma estabilidade financeira potenciadora de um melhor desempenho escolar dos beneficiários.
O mérito escolar é um dos principais critérios, assim como a necessidade de apoio financeiro para os universitários poderem prosseguir os estudos no 1º e 2º ciclo do ensino superior.
Podem candidatar–se os alunos das universidades e institutos de todo o País que mantêm parcerias com o Santander Universidades.
Entre os critérios de elegibilidade dos candidatos às bolsas, inclui-se a situação de desemprego comprovado através de registo no IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional.
A apresentação de prova de situação económico-financeira que conduz o aluno à necessidade da bolsa para prosseguir os seus estudos, assim como o facto de o candidato estar a estudar numa universidade localizada a mais de 50 km da sua residência, são outros dos critérios de elegibilidade.
No que respeita à Educação, para além do acesso, permanência e sucesso nos estudos universitários sem distinção de género, etnia, religião ou de condição política, social ou económica, o Santander Universidades atribui especial importância à criação de oportunidades para estudantes com menores recursos económicos, com necessidades especiais ou integrantes de grupos sociais vulneráveis.
Neste sentido, a experiência internacional e nacional do Santander Universidades tem demonstrado que a disponibilização de bolsas de estudo tem sido, não só um elemento fundamental para prevenir o abandono do ensino universitário por parte dos bolseiros, como um fator de estabilidade financeira dos estudantes, proporcionador de melhores desempenhos e de sucesso escolar.
Consciente de que cada Instituição de Ensino Superior conhece melhor a realidade social dos seus estudantes, o Santander Universidades apoia-se nas universidades e institutos que são seus parceiros nesta iniciativa para gerar as candidaturas, identificando, selecionando e atribuindo bolsas de estudo aos alunos que demonstrem, através de resultados concretos, um desempenho escolar revelador do seu empenho em prosseguir a carreira académica.