Qual é o principal mito que ainda existe?
O mito de que os produtos reutilizáveis dão muito trabalho a lavar. Mas a verdade é que se tivermos a quantidade suficiente para utilizar durante um período de tempo, depois é possível fazer uma máquina só com esses produtos, especialmente se forem fraldas. Se não houver roupa suficiente para fazer uma máquina, basta passar por água antes de colocar a lavar, e depois pode ir juntamente com a roupa do dia-a-dia..
No caso dos pensos reutilizáveis, penso que devido à publicidade associada aos pensos em que parece que é tudo muito limpinho e quase nem vêm o sangue. As mulheres tornam-se resistentes a estes produtos.
Mas as pessoas mudam bastante e desconstroem essa ideia, até porque é importante ver a cor do sangue, para despistar problemas.
E para quem é mais resistente e pensa que por se lavar na máquina se está a gastar mais água e eletricidade do que se utilizasse produtos descartáveis?
A verdade é que a indústria dos descartáveis utiliza muita água na produção dos produtos. E para quem quer retardar o momento da lavagem há vários truques, como deixar a roupa a arejar se não tiver suja, utilizar a roupa o máximo de tempo possível antes de a colocar a lavar.
Se houver vontade e informação percebe-se que este é um caminho que vale a pena.
A quem quer começar a utilizar pensos reutilizáveis que dicas daria?
Ler o nosso guia porque assim vai perceber, que não é tão difícil quanto pode parecer. E a experimentar o nosso pack de iniciação, que tem um penso ligeiro, um penso moderado e um penso abundante.
Só experimentando e sentindo o conforto, porque é uma sensação muito diferente. Aconselho mesmo a experimentar!