A União Hispano mundial de Escritores (UHE) distinguiu o jornalista da Renascença, André Rodrigues, na categoria Excelência Jornalística em Rádio.
Jornalista da Renascença desde 2003, André Rodrigues foi também distinguido recentemente pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, com o trabalho “A vida não se descarta como no ecoponto”, sobre cuidados paliativos, pela Agência Nacional de Inovação e pela Fundação Grünenthal e pela Associação Portuguesa para o Estudo da Dor, com o trabalho “Vidas de dor, corpos que não desistem”.
A UHE, com sede no Peru, é uma associação de intelectuais, artistas, docentes e profissionais de várias áreas com intervenção na comunidade, em defesa da paz e da justiça social.
Este Prémio Internacional- Cesar Vallejo é atribuído anualmente pela UHE e, pela primeira vez, distinguiu jornalistas em Portugal.
Na categoria Rádio, o laureado foi André Rodrigues, o jornalista do “Jornal de Notícias”, Sérgio Almeida, na categoria Excelência Jornalística em Jornalismo Escrito e na categoria Televisão, o prémio Excelência Jornalística foi atribuído à jornalista Fátima Campos Ferreira, da RTP.
Confere aqui a lista completa das portugueses premiados:
Excelência Educativa: Cidália Fernandes
Excelência Cultural: Delmar Maia Gonçalves
Excelência Literária: Gisela Mendonça; Isilda Nunes; João Rasteiro e Paulo Abreu Lima
Excelência Académica: Rui António Agonia Pereira
Excelência Artística: Escultura/Pintura – Afonso Pinhão Ferreira; Cantautor – Álvaro Maio e Nuno Barroso; Teatro – Aurora Gaia; Dança – Carolina Costa
Excelência Jornalística: Rádio – André Rodrigues; TV – Fátima Ferreira; Imprensa – Sérgio Almeida
Excelência na Defesa dos Direitos Humanos: Teresa Ribeiro
Excelência na Defesa da Paz com Justiça Social: Lídia Praça e Odete Costa