Está aí a época de exames e já estás farto de passar horas e horas a estudar? Reunimos aqui oito dicas para rentabilizares melhor essas horas fatídicas!
Não faças várias coisas ao mesmo tempo
Sim, a velha lengalenga. Mas há estudos que provam isso mesmo: fazer várias coisas ao mesmo tornam-te menos produtivo e mais distraído. Por isso, não ligues a televisão ou o rádio para te “fazer companhia” porque só te vai prejudicar.
Faz resumos à mão
Está provado que fazer resumos no computador aumenta a hipótese de te distraíres e torna a aprendizagem muito menos eficaz. Ao fazeres resumos à mão consegues processar e reformular a informação, enquanto no computador acabas por fazer apenas “copy-paste”. Atenção, são os cientistas que o dizem.
Simplifica
Utilizar mnemónicas aumenta a capacidade de aprendizagem. Faz resumos, diagramas e mapas mentais. Se precisas de saber vários conteúdos, decora as iniciais e constrói frases facilmente memoráveis.
Lê a informação em voz alta
Um estudo diz que ao leres a informação em voz alta, consegues vê-la e ouvi-la. Em voz baixa, apenas a consegues ver.
Aprende a mesma coisa de maneiras diferentes
É mais provável que interiorizes a informação se tiveres mais partes do cérebro ativas. Para isso, deverás utilizar diferentes formas para aprender a mesma coisa. Hoje lê, amanhã escreve, por exemplo.
Revê a informação
Rever a informação de tempos a tempos vai impedir que acumules matérias e vai “transferir” os conteúdos da tua memória a curto prazo para a tua memória a longo prazo.
Faz pausas
Faz pausas de 5 a 10 minutos por cada 40 minutos de estudo, isso tornar-te-á mais produtivo a ajuda a concentrares-te. É importante que nessas pausas não utilizes equipamentos tecnológicos para que o teu cérebro relaxe totalmente.
O mais importante de tudo: dorme!
Esquece as diretas antes do dia do exame! Dormir 8 horas por noite, ajuda na concentração e consequentemente irás aprender mais depressa. Há estudos que provam que os alunos que passam noites a estudar têm piores classificações.