Connect with us

Desporto & Saúde

Covid-19. 16 casos de variante mais contagiosa detetados em Portugal continental

Márcia G. Rodrigues

Publicado há

em

Imagem: Pixabay

A nova variante mais contagiosa do SARS-CoV-2, o vírus que provoca a Covid-19, chegou a Portugal continental. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), foram detetados 16 casos em amostras colhidas no Aeroporto de Lisboa e noutros locais. Assim, são já 34 os casos da nova variante detetados em território nacional: os primeiros 18 foram registados na Região Autónoma da Madeira no final de dezembro.

“Entre as novas sequências agora analisadas, provenientes de 13 amostras colhidas no aeroporto de Lisboa e nove amostras colhidas noutros locais, o Instituto destaca a detecção de 16 sequências da nova variante”, lê-se num comunicado do INSA.

À mesma agência de notícias, um investigador do INSA esclareceu que “a maior parte dos casos” identificados agora “são casos do mês de Dezembro”. Apesar de esta variante ser mais contagiosa, o investigador não defende medidas mais restritivas para combater o novo coronavírus. “Não há medidas adicionais a serem tomadas. Há, acima de tudo, uma necessidade de cumprimento das medidas existentes”, disse, citado pela Lusa.

“Se as pessoas mantiverem o distanciamento social e cumprirem as regras, usando máscara quando estão na presença de outras pessoas, estão relativamente salvaguardadas”.

A variante foi detetada pela primeira vez em setembro no Sudeste de Inglaterra e é responsável por 62% dos novos casos em Londres.

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *