Universidade do Minho (UMinho) é a instituição mais sustentável em Portugal e a 89.ª em todo o mundo. Quem o diz é o UI GreenMetric University Rankings 2020, que avalia a sustentabilidade ambiental de 912 universidades de 85 países. Na lista, entram ainda o Instituto Politécnico de Viana de Castelo (172.º lugar), a Universidade de Aveiro (190.º) e o ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa (386.º)
A UMinho é líder nacional desde 2017, quando se estreou na lista, e sobressai este ano nos indicadores de energia e alterações climáticas, resíduos, educação e investigação.
“Os resultados demonstram que a sustentabilidade ambiental é uma marca identitária da UMinho, faz parte de um compromisso estratégico de liderança nesta área, e que se pretende construir uma comunidade mais saudável, vibrante e participativa, com vista a um futuro melhor”, afirma o reitor da UMinho, em comunicado.
Os resultados revelam também “o esforço da instituição em prol do desenvolvimento sustentável, através do ensino, investigação e transferência de conhecimento, bem como nas suas práticas internas, políticas e procedimentos”.