Durante o mês de outubro, o Jardim Zoológico voltou a ser maternidade de várias espécies. Entre os nascimentos registados, destacam-se seis pequenos Veados-da-birmânia (Rucervus eldii thamin), três machos e três fêmeas, que vêm trazer esperança a uma espécie em declínio.
Classificado como “Em Perigo” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o Veado-da-birmânia encontra-se ameaçado atualmente sobretudo pela perda do habitat de floresta no centro do Myanmar, e pela caça para a obtenção das suas hastes como troféu. Estas, não são mais do que extensões do crânio que atingem o seu auge por altura da primavera e servem para que os machos possam impor a sua dominância na luta pelas fêmeas na época de acasalamento. Estas estruturas ósseas cobertas por pelo, acabam por cair no fim da época reprodutiva, coincidente com esta altura do ano.
Na mesma instalação dos Veados-da-birmânia, habitam os Áxis (Axis axis axis), pequenos cervídeos asiáticos que registaram também três nascimentos. Esta é uma espécie classificada como Pouco Preocupante pela IUCN, no entanto, a sua sobrevivência depende de um frágil equilíbrio estabelecido com as comunidades locais, assim como da existência de áreas protegidas no seu habitat.
O Jardim Zoológico convida assim os seus visitantes a conhecer os mais recentes membros da família dos cervídeos, num final de ano repleto de surpresas para serem desvendadas em breve, no site do Zoo.
Mas há mais novidades! No dia 21 de novembro, o Jardim Zoológico vai lança um conjunto de diretos com o Biólogo, a partir do canal de YouTube oficial do parque, que irá levar os portugueses aos quatro cantos do mundo. De África à Ásia, passando ainda pela América e Oceânia, junte-se a esta viagem e descubra as mais fascinantes espécies que habitam o nosso planeta.