Após uma auditoria por parte da SGS, líder mundial em inspeções de higiene e segurança. foi atribuído ao ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa o selo de Disinfection Monitored – Cleaning Checked. Eta auditoria avalia as as condições de higiene e segurança contra o COVID-19.
Para melhor cumprimento das regras a Instituição introduziu caixotes de lixo sem tampa ou de pedal, com mecanismos que evitem o toque: abertura parcial a 45º com um calço no caso dos contentores de resíduos indiferenciados, que se encontram localizados no exterior, e contentores de colocação de máscara no interior, além disso, juntam-se medidas como a priorização da ventilação natural, com a abertura de janelas e portas; a limpeza constante de todos os espaços; o distanciamento social nas salas de aula e auditórios, através de lugares alternados, e a distribuição de dezenas de dispensadores de álcool-gel por toda a instituição.
“Com o arranque do novo ano letivo, pretendemos mostrar à nossa comunidade académica que o Iscte está preparado e empenhado em oferecer as melhores condições para o normal exercício da sua atividade”, afirma Jorge Costa, vice-reitor do Iscte para os Sistemas de Informação e da Qualidade. “A obtenção deste selo permite validar que os procedimentos que implementamos como medidas preventivas ao vírus SARS-CoV-2 (Covid-19) fornecem as condições necessárias para o regresso ao nosso normal funcionamento desta instituição”, afirma o ISCTE em comunicado.
O comunicado da Instituição continua afirmando “num momento em que as diversas instituições preparam o regresso dos alunos aos seus estabelecimentos de ensino é de extrema importância assegurar a higiene e a segurança dos mesmos”, afirma Rui Dinis, business manager do EHS – Environment, Health and Safety da SGS Portugal. “O Iscte garante, assim, a retoma do seu normal funcionamento, com todas as condições de segurança necessárias para os seus alunos, parceiros e funcionários”.
O selo de Desifection Monitored- Cleaning Checked é uma solução para que sejam verificados os índices de limpeza das organizações, a partir da recolha de amostras e de análises ao local, que são testados e irão garantir a eficiência dos processos de limpeza e higienização que é desenvolvido pelas instituições. Alguns aspetos considerados pelo programa de certificação são a segurança dos trabalhadores, a limpeza e desinfeção dos espaços e infraestruturas, o funcionamento da organização e controlo dos locais de trabalho.