A Universidade de Coimbra arrecada mais um prémio na área da sustentabilidade, o Laboratório MAREFOZ, que se encontra instalado na Figueira da Foz, foi vencedor dos Green Project Awards 2018, na categoria Mar.
A distinção foi anunciada este mês e os Green Project Awards distinguem, na categoria Mar, “projetos, produtos ou serviços que representem soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável das atividades económicas, tradicionais ou emergentes em ambiente marinho e que associem a economia do mar e a economia azul à proteção do património natural, incluindo a gestão do risco associado aos novos usos do mar, a investigação científica e a investigação e desenvolvimento empresarial”.
“Enche-nos de satisfação pelo reconhecimento que representa em relação ao projeto do MAREFOZ, uma aposta da Universidade de Coimbra, do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, da Câmara Municipal da Figueira da Foz e da Incubadora de Empresas da Figueira da Foz – Indústria do Mar. É um estímulo para que possa continuar a dar passos seguros e a contribuir para o desenvolvimento da economia do mar e da economia azul na Região Centro de Portugal”, afirma João Carlos Marques, Diretor do Laboratório MAREFOZ.
“Este Laboratório Avançado tem vindo a desenvolver uma intensa atividade de investigação e transferência de conhecimento, beneficiando da sua localização da Incubadora de Empresas da Figueira da Foz. Paralelamente, através do apoio científico a iniciativas do município da Figueira da Foz, o MAREFOZ tem procurado contribuir para o desenvolvimento sustentável da região”, explica o Diretor do Laboratório.
O laboratório foi inaugurado em 2016 e ao longo do tempo o objetivo tem sido procurar sobre uma perspetiva inovadora, contribuir para o desenvolvimento de projetos, produtos e, também, serviços que possam ajudar a associar a economia do mar à economia azul, dessa forma, conseguindo valorizar e proteger o património natural.
Os Green Project Awards são uma iniciativa conjunta da Agência Portuguesa do Ambiente, da Quercus e da GCI que premeia as boas práticas nacionais em matéria de sustentabilidade nas categorias Agricultura e Floresta; Urbes; Inovação e Economia Circular; Mar; Turismo; Iniciativa Jovem; e Inovação Social e Mobilização.