As Feiras do Livro de Lisboa e do Porto estão de regresso e as duas vão decorrer ao mesmo tempo. A feira de Lisboa iniciou esta sexta-feira, 28 de agosto, e a feira do Porto que terá lugar nos Jardins do Palácio de Cristal.
Após o início da pandemia, é um dos primeiros grande seventos que a cidade Invicta terá, devido à situação a lotação máxima será restringida a 3500 pessoas, de forma a cumprir o distanciamento social. Em relação às atividades em espaços fechados, será necessário o uso de máscara, mas para circular ao ar livre não será obrigatório.
Este ano haverá 120 stands de mais de 80 chancelas editoriais, alfarrabistas e livreiros, com milhares de livros à venda. A organização incentiva o público a fazer os pagamentos por cartão multibanco e assegura que haverá diversos postos de gel desinfetante e deverão ser sempre respeitados os acesso de entrada e saída.
Mesmo com as regras e medidas devido à pandemia, as apresentações de novas obras, sessões de autógrafos, debates e oficinas infantis, continuarão a existir, mas com lotação limitada.
Os interessados em comprar livros terão a oportunidade de folhear antes de comprar, mas antes terão que desinfetar as mãos, ou então como alternativa utilizar luvas que também serão disponibilizadas pela organização.
A edição deste ano será prolongada até dia 13 de setembro e o mote será “Alegria Até ao Fim do Mundo”, inspirado no título do livro de Andreia C. Faria. Anabela Mota Ribeiro e José Eduardo Agualusa foram os curadores convidados. Será também homenageada a grande poetisa Leonor de Almeida e a imunologista e poetisa Maria de Sousa, que faleceu este ano vitima de COVID-19.
Haverá uma série de concertos programados pelo espaço cultural portuense Maus Hábitos que irão acontecer no terreiro exterior da Casa do Roseiral. Haverá ainda espetáculos promovidos pela associação Porta-Jazz, com uma performance de encerramento por Mário Laginha e Pedro Burmester.
A Feira do Livro do Porto vai abrir de segunda a sexta-feira ao meio-dia, e aos sábados e domingos vai começar uma hora mais cedo. Entre domingo e quinta-feira encerra às 21h30, e às sextas-feiras e sábados só fecha a partir das 23 horas.