Connect with us

Em destaque

Universidade Católica Portuguesa lança pós-graduação em Desenvolvimento Local Colaborativo

Joana Fonseca

Publicado há

em

Universidade Católica Portuguesa

A Pós-graduação em Desenvolvimento Local Colaborativo da Universidade católica Portuguesa no Porto que será uma formação inovadora em regime b-learning e capacitará todos os participantes com competências de diagnóstico e resolução de problemas sociais.

As cidades enfrentam desafios de desenvolvimento local, em especifico de base comunitária, que necessitam de avanços mais colaborativos ou participativos enquanto formas de compreensão e de resolução de problemas sociais.

Esta Pós-graduação terá uma componente em contexto real, promovendo uma aprendizagem-serviço, estimulando a cidadania participativa e o desenvolvimento de relações de proximidade em comunidades urbanas.

A formação coordenada pela Área Transversal de Economia Social (ATES) da Católica, no Porto, conta com a parceria da Fundação Aga Khan Portugal e da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, no Porto. Destina-se a técnicos superiores de organismos da Administração Central e Local, e a profissionais do desenvolvimento local a atuar em organizações da sociedade civil ou empresas. O curso inicia em novembro, e prevê a realização de sessões laboratoriais em contexto comunitário.

“A melhor forma de desenvolver competências de colaboração e de inovação é ‘mergulhar’ na realidade quotidiana das comunidades que queremos apoiar e experimentar projetos concretos que respondam às prioridades dos cidadãos e das organizações locais. Foi isso mesmo que conseguimos criar nesta pós-graduação, juntamente com os nossos parceiros: uma oportunidade de “aprender fazendo” e, simultaneamente, de contribuir para o desenvolvimento local de comunidades muito concretas”, afirma Filipe Martins, um dos coordenadores desta nova pós-graduação.

As inscrições já se encontram abertas e para mais informações aqui.

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *