Connect with us

Ecologia & Sustentabilidade

ISCAL promove boas práticas de Educação Ambiental no Ensino Superior

Joana Fonseca

Publicado há

em

ISCAL

O Instituto Superior de Contabilidade de Administração de Lisboa, aposta num conjunto de medidas que promovam as boas práticas, como a inclusão, igualdade, diversidade e a abertura e participação da população académica nas responsabilidades sociais, bem como, a sustentabilidade e o respeito pelo meio ambiente.

O ISCAL pretende desenvolver algumas iniciativa que se encontram inseridas no Programa Eco-Escolas e que têm como objetivo transformar a ordem social, económica e cultural. O objetivo é diminuir o consumo de água, a gestão eficiente da energia, a reutilização do consumo de plástico, a reciclagem e a separação do lixo.

“A participação do ISCAL no programa Eco-Escolas insere-se num conjunto de iniciativas de âmbito alargado que têm vindo a ser desenvolvidas há já vários anos no sentido de corresponder enquanto instituição de ensino superior às preocupações com a sustentabilidade económica, ambiental e social. Neste âmbito o ISCAL é entidade membro da Aliança ODS Portugal assumindo assim um compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Como o exemplo proporcionado pelas próprias práticas é sempre um elemento determinante nos processos de afirmação de valores o ISCAL participa este ano no programa Eco-Escolas da ABAE, em articulação com o Instituto Politécnico de Lisboa e suas unidades orgânicas, procurando, num processo de melhoria contínua, atingir níveis de desempenho ambiental mais exigentes num esforço condizente com o que a comunidade espera de nós. Esta participação no programa Eco-Escolas só foi possível pela colaboração de um grupo muito vasto de elementos da comunidade ISCAL, alunos, funcionários não docentes e docentes, AE ISCAL, para além do envolvimento de entidades nossas parceiras. Pese embora a importância da participação de todos e de todas será justo destacar a participação dos membros da nossa comunidade que mais diretamente colaboraram através de projetos ambientais de sua autoria. Esperamos dar continuidade a esta participação no programa Eco-Escolas reafirmando o ISCAL como entidade vinculada com o cumprimento de um melhor desempenho ambiental e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirma Fernando Seabra, Docente do ISCAL, elemento do Conselho Eco-Escolas ISAL e representante do ISCAL no Programa Eco-Escolas. 

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation foir Environmetal Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 e tem como objetivo encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *