Connect with us

Ecologia & Sustentabilidade

ISCAL promove boas práticas de Educação Ambiental no Ensino Superior

Joana Fonseca

Publicado há

em

ISCAL

O Instituto Superior de Contabilidade de Administração de Lisboa, aposta num conjunto de medidas que promovam as boas práticas, como a inclusão, igualdade, diversidade e a abertura e participação da população académica nas responsabilidades sociais, bem como, a sustentabilidade e o respeito pelo meio ambiente.

O ISCAL pretende desenvolver algumas iniciativa que se encontram inseridas no Programa Eco-Escolas e que têm como objetivo transformar a ordem social, económica e cultural. O objetivo é diminuir o consumo de água, a gestão eficiente da energia, a reutilização do consumo de plástico, a reciclagem e a separação do lixo.

“A participação do ISCAL no programa Eco-Escolas insere-se num conjunto de iniciativas de âmbito alargado que têm vindo a ser desenvolvidas há já vários anos no sentido de corresponder enquanto instituição de ensino superior às preocupações com a sustentabilidade económica, ambiental e social. Neste âmbito o ISCAL é entidade membro da Aliança ODS Portugal assumindo assim um compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Como o exemplo proporcionado pelas próprias práticas é sempre um elemento determinante nos processos de afirmação de valores o ISCAL participa este ano no programa Eco-Escolas da ABAE, em articulação com o Instituto Politécnico de Lisboa e suas unidades orgânicas, procurando, num processo de melhoria contínua, atingir níveis de desempenho ambiental mais exigentes num esforço condizente com o que a comunidade espera de nós. Esta participação no programa Eco-Escolas só foi possível pela colaboração de um grupo muito vasto de elementos da comunidade ISCAL, alunos, funcionários não docentes e docentes, AE ISCAL, para além do envolvimento de entidades nossas parceiras. Pese embora a importância da participação de todos e de todas será justo destacar a participação dos membros da nossa comunidade que mais diretamente colaboraram através de projetos ambientais de sua autoria. Esperamos dar continuidade a esta participação no programa Eco-Escolas reafirmando o ISCAL como entidade vinculada com o cumprimento de um melhor desempenho ambiental e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirma Fernando Seabra, Docente do ISCAL, elemento do Conselho Eco-Escolas ISAL e representante do ISCAL no Programa Eco-Escolas. 

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation foir Environmetal Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 e tem como objetivo encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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