Já está a decorrer o concurso para eleger as 7 Maravilhas da Cultura Popular em Portugal. As votações estão agora do lado do público, que pode apurar os finalistas através de votações telefónicas.
Este ano 2020, o tema do concurso 7 Maravilhas de Portugal 2020 é a Cultura Popular. As categorias são o artesanato, lendas e mitos, festas e feiras, músicas e danças, rituais e costumes, procissões e romarias, e artefactos.
Já são conhecidos os 140 finalistas regionais e o público pode começar a votar através das linhas telefónicas. Este ano, Bragança será a cidade anfitriã da final da edição em 2020, que terá lugar em setembro.
Os programas onde é transmitida a edição, tem um total de 20 programas a realizar nos meses de julho e agosto, e será apurado um pré-finalista que passa às semifinais. Na fase seguinte haverá um programa de repescagem, no qual os 20 segundos classificados das eliminatórias distritais/regionais serão submetidos a uma nova votação, com o objetivo de eleger os oito patrimónios mais votados. Os mesmo irão juntar-se aos outros 20 pré-finalistas já apurados. Os 28 finalistas serão divididos por sorteio pelas duas semifinais e em cada uma delas serão apurados as sete candidaturas que tenham mais votos contabilizados.
Na gala final, que decorrerá dia 5 de setembro, serão eleitas as 7 Maravilhas da Cultura Popular.
“A grande aposta deste ano passa por promover o património cultural imaterial de Portugal, elevando a nossa cultura popular a um patamar de causa pública e de atração turística” afirma o presidente do projeto.