A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica já apreendeu 582 mil máscaras e 23 mil litros de álcool-gel, realizando 1700 fiscalizações.
O objetivo tem sido verificar o cumprimentos dos requisitos em máscaras respiratórios de proteção, máscaras sociais e em produtos como o álcool-gel, produtos que se tornaram essenciais no dia a dia dos portugueses face à pandemia provocada pelo COVID-19.
Das infrações as que se destacam são o incumprimento na rotulagem de equipamento de proteção individual (máscaras), a disponibilização no mercado de produto biocida sem a necessária autorização da autoridade competente e o incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, entre outras.
“Foram apreendidas cerca de 14350 artigos, designadamente máscaras e viseiras (EPI) por falta de conformidade e falta de certificado por laboratório acredito e ainda, de géneros alimentícios diversos, tudo num valor aproximado de nove mil euros, tendo ainda sido suspensa a atividade de um estabelecimento de restauração e bebidas”, avança a ASAE