A empresa FlixBus regressa às estradas em após um período extraordinário causado pela pandemia do COVID-19, mas agora com conjunto de medidas adicionais de segurança, de forma a aumentar a prevenção, higienização e desinfeção dos veículos.
A retoma gradual da atividade será feita em cooperação com a Giromundo, uma empresa familiar da região Norte. O primeiro autocarro regressa às estradas no dia 22 de maio e percorrerá o país desde Guimarães, Porto até Lisboa e os bilhetes já se encontram à venda a partir de 8,99€.
A FlixBus introduziu um conjunto de medias adicionais de segurança, para aumentar a prevenção, higienização e desinfeção dos veículos, garantir adequada desinfeção para os passageiros e condutores, equipamentos de proteção sanitárias e alterações nos processos de embarque e chegada. Todos os passageiros e condutores serão obrigados a utilizar máscara de proteção, haverá desinfetante para as mãos na porta traseira do autocarro e a capacidade dos veículos será limitada a dois terços.
A FlixBus suspendeu toda a operação internacional no passado dia 15 de março, devido às restrições decretadas devido ao COVID-19. No final do ano passado, a empresa anunciou a intenção de expandir a operação em Portugal e pretende aguardar o parecer das autoridades para avançar com o lançamento de uma rede doméstica.
As novas medidas de proteção para a saúde dos passageiros e condutores a bordo passa pelo processo de embarque passar a ser realizado pela porta traseira com uma inspeção digital dos bilhetes, os anúncios de boas-vindas e de chegada terão instruções de segurança e informação sobre os procedimentos a respeitar durante a viagem, as casas de banho permanecerão fechadas e serão feitas paragens adicionais durante a viagem, bem como a venda de snacks e bebidas estará suspensa, os condutores serão equipados com kits de proteção sanitária individual, incluíndo máscaras e luvas.