Connect with us

Em destaque

Dia Nacional do Estudante nas Associações Académicas

Avatar

Publicado há

em

Pexels

Hoje, 24 de março, celebra-se o Dia Nacional do Estudante, este é um dia de comemoração e de homenagem a todos os estudantes que enfrentaram na década de 60 a crise académica vivida em Portugal.

Este ano é celebrado de forma diferente, com os estudantes em casa, e as instituições encerradas, mas são várias as associações académicas que fizeram questão de assinalar a importância deste dia, através das redes associais.

A Associação Académica de Lisboa publicou no  Instagram  @academicadelisboa uma mensagem a todos estudantes “Um especial agradecimento aos que no passado lutaram por esta causam, um grande obrigado aos que o fazem atualmente e um sentimento de esperança para que este movimento continue a ascender, são estas as principais vontades da Associação Académica de Lisboa”. Para além disso a Associação Académica de Lisboa lança ainda um desafio a todos os estudantes, para que partilhem uma fotografia nos stories da sua página de Instagram, do seu local de ensino acompanhada de uma reflexão sobre as suas qualidades/defeitos e desafiarem 3 amigos a fazer o mesmo.

A Federação Académica do Porto lançou um vídeo na  página de Instagram @federacaoacademicadoporto com a descrição “Hoje é o teu dia. Parabéns, estudar foi a tua melhor escolha! #prioridadeeducação” , neste vídeo a FAP pretende incentivar todos os estudantes, mostrando a importância do Ensino Superior no seu futuro e motivando-os para que  não desistam  neste momento de adversidade, continuando a estudar em casa.

A Associação Académica da Universidade do Algarve também quis marcar a diferença neste dia, e desafia a todos os estudantes da a recordarem os melhores momentos da sua vida académica na UALG, publicando uma fotografia nas suas páginas de Instagram identificando a @AAUALG, para que as melhores fotografias possam ser partilhadas.

A Associação Académica do IPS celebra a 8ª Semana do Estudante da AAIPS, ao longo desta semana, irão ser lançadas nas redes sociais um conjunto de fotografias e relatos relativos à “Crise Académica de 62” juntamente com testemunhos daqueles que presenciaram este marco importante, criando assim uma exposição online que culmina no álbum da Semana do Estudante da AAIPS 2020.

A Associação Académica de Coimbra assinalou este dia com uma petição pública, pode-se ler na página de Instagram @aacoficial “A Associação Académica após o pedido endereçado ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de suspensão imediata do pagamento de propinas de todos os ciclos de estudos e um reforço extraordinários das bolsas no Ensino Superior Português, e tendo recebido o apoio e solidariedade vindo de todos os estratos da sociedade, decidiu, no dia do Estudante, lançar uma petição pública endereçada à Assembleia da República (…)”.

Para assinar esta petição basta acederes a este link: https://participacao.parlamento.pt/initiatives/1171

Também Associações de Estudandes de algumas faculdades não quiseram deixar este dia passar em branco.

É o caso da AEFLUL – Associcação de Estudandes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa  e da AEFSCH – Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, que se juntaram ao movimento @24demarço_diaestudante, reivindicando pelo fim das propinas, por uma educação democrática, de qualidade e justa.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *