Será nos dias 14 e 15 de fevereiro, no auditório do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) a “I Jornadas de Mindfullness e Compaixão”.
Conta com a presença de 200 participantes que irão conhecer alguns resultados e projetos incidindo nas áreas da Educação, Saúde, Desenvolvimento Pessoal e Organizações.
Nos últimos tempos o Mindfullness tem vindo a ser uma prática cada vez mais utilizada e a sua eficácia tem vindo a aumentar na produtividade de quem é praticada. Caracteriza-se por atitude de aceitar sem ajuizar, ou seja, um treino mental que ensina as pessoas a lidarem com os pensamentos e emoções.
A Associação Portuguesa para o Mindfullness (APM), em conjunto com o Centro de Investigação da Universidade de Coimbra (CINECC) e a Associação Mentes Sorridentes vão realizar pela primeira vez um encontro, onde serão partilhados conhecimentos e experiências desta prática, o Mindfullness.
Na área da Educação, o projeto está em diferentes locais como Lisboa, Coimbra e Leiria. Na zona de Loures, os resultados têm sido muito positivos para professores e alunos.
“Nos professores, notou-se uma diminuição do stress, da ansiedade e do burnout (esgotamento profissional); nas crianças aumentou a satisfação com a vida e observou-se a melhoria da sua participação e rendimento escolar, assim como a diminuição de ansiedade”, acrescenta José Pinto Gouveia, professor catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, em comunicado.