Em 2020, a Google Maps faz 15 anos e para celebrar com os usuários da aplicação, surge um novo logótipo (um pin com cores da google) e novas funcionalidades.
A aplicação iniciou atividade em 2005 com o objetivo de mapear o mundo, acabando por ultrapassar as expectativas de um simples mapa. A aplicação conta com mais de mil milhões de pessoas, um número bastante elevado.
À primeira vista, as mudanças a nível estético parecem muito poucas. Na parte inferior do ecrã deixará de ter três separadores e passará a ter cinco: “Explorar”, “Ir”, “Guardado”, “Contribuir” e “Novidades”. Destas cinco, a novas são a opção “Guardado” que permite ver locais que o utilizador deseja visitar ou guardar para o fazer mais tarde, a opção “Contribuir” que permite partilhar facilmente o conhecimento local como por exemplo detalhes sobre moradas ou até mesmo estradas, locais em falta e fotografias, a opção “Atualizações” (antiga Para Si), ajuda o utilizador a descobrir mais sobre o local onde está. No fundo os cinco separadores oferecem um acesso simples a tudo o que é necessário no Google Maps.
As novidades não ficam por aqui e, dessa forma, a funcionalidade de trânsito na aplicação ajuda a manter as pessoas informadas quando vão apanhar um transporte público, como por exemplo a opção “Temperatura” onde os passageiros ficam a saber antecipadamente se a temperatura do autocarro estava adequada ou para pessoas com necessidades especiais a opção “Acessibilidade” que irá identificar linhas de transporte adequadas. Inovador certo?
Houve uma atualização no “LiveView”, com a possibilidade de utilizar a câmara do telemóvel, seja este Android ou iOS, para poder ver digitalmente onde pretende ir.
Uma ideia que começou só com o mapa dos EUA tornou-se mundial e com funcionalidades que nunca pensaram que poderiam existir. Mas que promete continuar a trabalhar para adicionar mais funcionalidade.