Rui Oliveira tomou posse como novo presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), tomando o posto que até aqui pertencia a Nuno Reis.
A cerimónia de tomada de posse aconteceu a 3 de janeiro no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho, onde a direção, o conselho fiscal e jurisdicional e mesa da reunião geral de alunos assumiram posse.
Rui Oliveira garantiu que os novos membros da AAUM estão comprometidos com a comunidade académica.
No discurso de tomada de posse, o novo presidente da AAUM abordou o aumento do financiamento na Ação Social, a redução do valor das propinas e as despesas que os estudantes têm com a alimentação, transportes, alojamento e material escolar.
“O Governo tem, assim, uma árdua e importante tarefa de reverter o constante atraso no que diz respeito às políticas do Ensino Superior, comparativamente com os seus parceiros Europeus”, afirmou o presidente da AAUM referindo-se ao Ensino Superior em Portugal, que considera que deveria ser gratuito.
Consciente do desafio que encara, o presidente eleito da AAUM dirigiu ainda palavras à equipa que o vai acompanhar ao longo do mandato e afirma que “consolidar a remodelação da estrurura iniciada no mandato transato” é um dos objetivos da direção.
Rui Oliveira destacou ainda o trabalho desenvolvido pela direção cessante, endereçando agradecimentos a Nuno Reis e à equipa que o acompanhou.
Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho também discursou na cerimónia, desafiando a nova direção a desenvolver iniciativas que promovam a participação da comunidade académica.
[Imagem: AAUM]