A Universidade de Coimbra (UC) e a Associação Académica de Coimbra (AAC) lançaram o projeto “Académica Start UC – Ensino Secundário”, expandindo a iniciativa aos alunos do Ensino Secundário e Ensino Profissional.
A iniciativa, que pretende identificar os problemas da comunidade e apresentar as respetivas soluções, recebe candidaturas das escolas até março de 2020.
A 4.ª edição do projeto “Académica Start UC” vai envolver, pela primeira vez, estudantes do Ensino Secundário e do Ensino Profissional e as comunidades locais para sensibilizar, educar e informar os alunos para a inovação e o empreendedorismo. Até aqui o projeto só incluía estudantes do Ensino Superior.
Para conseguir atingir o objetivo, o “Académica Start UC” vai sensibilizar os estudantes para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
“Neste âmbito, os estudantes são desafiados a identificar problemas na sua comunidade que vão contra os ODS, assim como a desenvolver ações que alertem a sociedade e a encontrar soluções para combater tais problemáticas”, explica em comunicado a Universidade de Coimbra.
Todos os alunos do Ensino Secundário e Profissional a frequentar em Portugal o 10.º, 11.º, 12.º anos ou cursos profissionais equivalentes podem participar.
Para entrar no “Académica Start UC”, as escolas devem formar uma ou mais equipas com o máximo de cinco alunos e um docente. Cada equipa de estudantes deve desenvolver uma ação, com o apoio do professor.
“Cada grupo irá escolher um ODS, identificar um problema na sua comunidade (escola ou município) e desenvolver uma ação de sensibilização”, conclui.
Os trabalhos terão de ser registados em vídeo, que mais tarde vai ser avaliado por por um júri. Os cinco melhores vídeos serão apresentados a votação do público, que vai eleger o vencedor.
A organização do “Académica Start UC – Ensino Secundário” quer formar cerca de 2000 estudantes.
As candidaturas estãoa abertas e devem ser feitas através do formulário disponibilizado aqui até 29 de março de 2020.
[Imagem: Pexels]