A UNESCO aprovou o dia 5 de maio como o Dia Mundial da língua portuguesa.
Tal como já acontece nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), este dia passa agora também a ser reconhecido a nível internacional pela UNESCO. António Sampaio da Nóvoa, embaixador do projeto junto da UNESCO afirmou à agência Lusa que este é um “momento muito importante” para a língua.
Acrescentou ainda nas mesmas declarações “É a primeira vez que a UNESCO toma uma decisão destas em relação a uma língua que não é uma das línguas oficiais da UNESCO. Por unanimidade, as pessoas reverem-se na ideia de que é importante um dia mundial da língua portuguesa é muito importante”.
A decisão foi tomada na sede da UNESCO em Paris, sendo o resultado de uma proposta conjunta de todos os países lusófonos, mas também recebendo o apoio de países como a Argentina, Chile, Georgia, Luxemburgo e Uruguai.
Na proposta, que foi apresentada ao conselho executivo, os países lusófonos argumentaram que a língua portuguesa é a mais falada do hemisfério Sul e que foi também a língua da primeira vaga de globalização, deixando palavras e marcas em outras línguas no mundo.
O dia da língua portuguesa vais ser oficialmente celebrado na sede da UNESCO com apresentações musicais, literatura, exposições, entre outras manifestações culturais, e a sua organização ficará a cargo dos países que têm o português como língua oficial.
Este foi também um esforço para que segundo António Sampaio da Nóvoa, este seja “um passo” para que a língua portuguesa se torne língua de trabalho na Organização das Nações Unidas. Sendo estas atualmente o inglês, francês, chinês, espanhol, árabe e russo.
[Imagem: korntraducoes.com]