Entre os dias 3 e 4 de outubro, vão estar reunidos no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), mais de duas dezenas de especialistas na área da educação e ensino para celebrar os 40 anos desta instituição.
O evento pretende ser uma oportunidade de mostrar publicamente o trabalho desenvolvido pelo IPS ao longo destas quatro décadas, ao mesmo tempo que se assume como uma reflexão global sobre as instituições de ensino superior no seu duplo papel de centros de conhecimento e de agentes de desenvolvimento das regiões e do país.
Organizado em quatro sessões e três conferências principais, o congresso tem abertura marcada para as 09h30, no auditório nobre do IPS , tendo como temáticas de fundo“O ensino superior e os desafios da sociedade do futuro”, “A oferta formativa e o mercado de trabalho”, “Avaliação e perspetivas da internacionalização no IPS” e “As IES, alavancas de desenvolvimento sustentado”.
É conferencista convidado António Sampaio da Nóvoa, docente universitário com quase quatro décadas de carreira, reitor honorário da Universidade de Lisboa, que vai falar sobre o “Contributo da educação para o desenvolvimento da sociedade”, pelas 11h50 no dia 4.
Falaram também sobre “O papel do Ensino Superior na sociedade do futuro” Helena Nazaré, presidente do Conselho Coordenador do Ensino Superior (dia 3, 10h00). E, Mário Vale, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, com uma reflexão sobre “O papel das IES no desenvolvimento do conhecimento e das regiões” (dia 4, 09h00).
Ainda antes da sessão de encerramento no dia 4, a cargo do presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, está prevista pelas 14h30, no átrio da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, a visita a uma exposição concebida para apresentar à comunidade o trabalho desenvolvido pelo IPS em termos de produção pedagógica, científica, tecnológica e de projetos em parceria com a região.
[Imagem:IPS]