A Universidade do Algarve está a preparar um curso sobre a dieta mediterrânica integrado num projeto europeu para o desenvolvimento da mesma.
O mini curso irá acontecer entre os dias 27 a 29 de novembro. E irá abordar diferentes temáticas relacionadas com esta dieta.
O reconhecimento da dieta mediterrânica, como uma identidade integradora das diferentes civilizações das regiões do mediterrâneo, representa um enorme potencial na valorização e no crescimento socioeconómico destes territórios. É nesse contexto que surge o projeto Europeu MD.net – Mediterranean Diet: When Brand Meets People – do qual surge esta formação.
Este projeto pretende atuar, como uma oportunidade de responder às necessidades das comunidades mais fragilizadas, seguindo a Convenção sobre a Dieta Mediterrânica da UNESCO.
O curso da Universidade do Algarve será orientado por Anabela Romano, docente e investigadora do Centro para os Recursos Biológicos e Alimentos Mediterrânicos (MeditBio), e Ana Lúcia Cruz, do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia.
A paisagem natural e cultural – mais especificamente o clima – , a geomorfologia, a vegetação, o contraste entre litoral e interior, a paisagem construída, a arquitetura e a gestão de recursos são alguns dos temas a abordar ao longo do curso. E em destaque estarão também o património alimentar e a gastronomia, nomeadamente produtos, benefícios e tradições, assim como, o Património Cultural e Turismo.
O curso, que vai contar com participantes de vários países, vai ficar disponível em formato online para todos os potenciais interessados.
[Imagem:cria.pt]