O Instituto Politécnico de Cávado e Ave (IPCA) iniciou o ano letivo 2019/2020 com o programa de mentoria InIPCA.
O programa pretende promover uma integração plena saudável, proativa e, ao mesmo tempo, contribuir para o sucesso académico dos estudantes que ingressam pela primeira vez numa licenciatura.
“O InIPCA é um programa de mentoria de estudantes para estudantes, em que o mentor (estudante atual) assume um papel fundamental no desenvolvimento interpessoal dos mentorandos (novos estudantes), para a promoção do seu bem-estar e para uma mais rápida interiorização das normas e regras de funcionamento da instituição”, pode ler-se num comunicado enviado à redação.
O programa aconteceu durante os dias 10 e 11 de setembro, num total de 7 horas.
O InIPCA estende-se ao longo do ano letivo e compreende reuniões entre tutores, mentores e responsáveis pelo projeto.
“Este programa proporciona aos mentores o desenvolvimento de competências transversais e interpessoais e desenvolvimento de um sentido de cooperação e solidariedade”, segundo o mesmo comunicado enviado à redação.
O programa de mentoria InIPCA tem ainda como objetivo que mentores e mentorandos se apercebam de situações que possam ser consideradas problemáticas e desta forma combater o abandono escolar.
O programa arrancou no ano letivo 2019/2020 como projeto-piloto aplicado aos cursos de licenciatura. No próximo letivo pretende-se alargar o programa aos cursos técnicos superiores profissionais.
[Imagem: IPCA]