O docente da Escola Superior de Tecnologia (EST) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Paulo Gonçalves, apresentou, na Conferência Internacional sobre Ética e Normalização em Robótica, um projeto desenvolvido nesta instituição de Ensino Superior.
Na conferência, Paulo Gonçalves apresentou – no âmbito do Projeto EuroAGE – sobre questões éticas relacionadas com jogos robóticos, quando aplicados em idosos. O projeto foi apresentado aos peritos mundiais na área.
“[Na Conferência Internacional sobre Ética e Normalização em Robótica] Foram discutidas questões éticas da introdução de jogos com robôs na população idosa e apresentadas as soluções encontradas no âmbito do trabalho desenvolvido pelo IPCB, no desenvolvimento do robô, que vão ao encontro dos princípios éticos identificados para este tipo de interações”, pode ler-se num comunicado enviado à redação.
Na mesma nota informativa, o IPCB defende que a temática referida “é atualmente muito importante”, dado que “num futuro cada vez mais próximo, robôs e humanos irão colaborar em diversas tarefas, tanto a nível industrial como social, nas casas das pessoas e em locais públicos”.
[Imagem: IPCB]