As candidaturas para os PhD Translational Fellowships estão abertas na Universidade de Coimbra, no âmbito do EIT – rede europeia de inovadores em saúde, apoiada pela União Europeia.
“Os PhD Translational Fellowships são promovidos por parceiros académicos do EIT Health, a rede europeia de inovadores em saúde que oferece formação especializada, formação em inovação e apoio para ajudar os cidadãos europeus a viver vidas mais longas e saudáveis”, pode ler-se num comunicado enviado à redação.
Os estudantes de doutoramento da Universidade de Coimbra que forem escolhidos serão dotados de ferramentas para implantarem a sua ideia de negócio inovadora na área das tecnologias da saúde.
Os candidatos selecionados de uma das instituições parceiras do EIT Health recebem um subsídio de 5 mil euros para apoiar no desenvolvimento e implementação do seu projeto. É ainda atribuída uma bolsa de 1.500 euros que inclui a viagem de alojamento para participar no Training Camp da Universidade de Oxford, entre 12 e 16 de agosto de 2019, juntamente com outros participantes selecionados por todos os países da União Europeia.
“Este programa foi pensado para que os estudantes de mestrados de qualquer país da União Europeia, tenham a oportunidade de dar a conhecer as suas ideias, mas sobretudo, que tenham a possibilidade de participar em formações que lhes permita adquirir conhecimentos que transformem as suas ideias na área das tecnologia da saúde em projectos comerciais reais e de acordo com as necessidades do mercado”, explica numa nota enviada à redação Jorge Figueira da Universidade de Coimbra e coordenador da PhD Translational Fellowships.
O mesmo comunicado esclarece que durante o PhD Translational Fellowships Training Camp, os selecionados participam em palestras, workshops e atividades de networking, sendo que podem apresentar as suas ideias e projetos a representantes das principais instituições e empresas da área. Os vencedores podem receber prémios extra em dinheiro, até 3 mil euros.
As candidaturas decorrem aqui até ao dia 30 de junho.
Para além da Universidade de Coimbra fazem parte da EIT Health o Karolinska Institutet, o Leiden University Medical Center, a Sorbonne Université, a Universität zu Köln, a Université Grenoble Alpes e a University of Oxford.
[Foto: site Universidade de Coimbra]