As Jornadas Universidade-Empresa na Formação Pós-Graduada, reúne a 24 de maio docentes, estudantes e recém-diplomados para apresentar e discutir trabalhos que se têm desenvolvido na interface Universidade-Empresa.
O desenvolvimento de projetos de investigação com empresas é uma das principais apostas da formação ativa promovida pela Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa. Centrada neste tema, a faculdade promove, a 24 de maio, a quinta edição das Jornadas Universidade-Empresa na Formação Pós-Graduada.
O evento visa mostrar, no campus da Asprela, no Porto, alguns dos trabalhos que, ao abrigo de programas de Mestrado, se têm desenvolvido na interface Universidade-Empresa, para que sejam discutidos a nível empresarial e académico. Estas Jornadas inserem-se no diálogo dinâmico que a ESB mantém com as empresas, sempre numa lógica de transferência de conhecimento em Biotecnologia.
Com início às 9 horas, o evento dá destaque ao tema “Investigar & Aplicar: Casos de estudo de Mestrado”. A sessão integra apresentações de recém-diplomados nas áreas de Microbiologia Aplicada, Engenharia Biomédica, Biotecnologia e Inovação e Engenharia Alimentar, nas quais são apresentados exemplos de temas no âmbito da segurança alimentar, materiais biomédicos, entre outros.
Beatriz Bernardes (Mestrado em Engenharia Biomédica) aborda o “Impacto da Cadeia de Distribuição na Temperatura de Materiais Biomédicos – Desenvolvimento de uma Ferramenta de Previsão e Projeto de Condições de Transporte”.
O trabalho “Qualidade e inovação na grande distribuição: Aplicação do método Kansei, de avaliação de emoções, na reformulação da imagem das embalagens de produtos alimentares” é apresentado por Bárbara Vaz (Mestrado em Biotecnologia e Inovação).
Célia Freitas Costa (Mestrado em Microbiologia Aplicada) apresenta “Avaliação do potencial prebiótico do Coriolus versicolor-efeitos na microbiota humana intestinal” e o estudo da relação do valor do pH da carne de frango com a sua carga microbiana é mostrado por Isabel Barbosa (Mestrado em Engenharia Alimentar).
A visão por parte do tecido empresarial, crucial no diálogo Universidade-Empresa, será lançada na sessão “Investigar & Implementar: Perspetiva das empresas” e conta com a participação de representantes de instituições como a Eurest Portugal, B. Braun Medical Portugal, Frueat e Allmicroalgae – Natural Products.
No evento há ainda espaço para um incentivo à inovação, por parte do programa Innovation Track: um concurso organizado pela Escola Superior de Biotecnologia, cujo objetivo é selecionar ideias para produtos e serviços inovadores, apoiando a sua exposição ao tecido económico e social, bem como ao mercado.
As Jornadas são encerradas com a apresentação dos prémios Biotec/Innovation Track.
Podes consultar o programa completo aqui.
A participação na iniciativa está sujeita a inscrição prévia, aqui.
[Foto: Unsplash]