Connect with us

Novidades

III Convenção do Ensino Superior: Universidades querem desenvolver regiões

Sofia Rebanda

Publicado há

em

No dia 9 de abril, na Reitoria da Universidade do Porto, a III Sessão da Convenção do Ensino Superior pretende exigir ao Governo que promova uma gestão mais descentralizada das verbas europeias que financiam os projetos entre empresas e universidades.

Nesta sessão, reitores, investigadores e empresários vão discutir como o conhecimento gerado nas universidades pode conduzir a um maior impacto na economia e na sociedade. António Costa estará presente na abertura.

Aproximar os sistemas académico e científico do tecido produtivo, da administração pública e dos agentes culturais é o tema da III Sessão da Convenção do Ensino Superior 2020 – 2030. Uma iniciativa promovida desde janeiro pelo Conselho de Reitores das Universidades Portugueses – CRUP e organizada pela Universidade do Porto, Universidade do Minho e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Esta sessão tem lugar na Reitoria da Universidade do Porto no dia 9 de abril.

O intervenção do primeiro-ministro António Costa tem espaço na sessão de abertura, prevista para as 10h, entre abordagens vindas de empresários e de gestores, de responsáveis de centros de investigação e líderes de projetos de investigação e inovação, construídos com base em parcerias entre as universidades e investidores privados. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor vai intervir no painel de encerramento.

“A primeira prioridade da agenda das universidades para a próxima década será a promoção do desenvolvimento nas regiões onde estão inseridas”, afirma Fontainhas Fernandes, presidente do CRUP e reitor da UTAD. “Por essa razão, vamos exigir ao Governo que as verbas europeias para financiar a investigação e a inovação continuem nos futuros programas operacionais regionais, como no Portugal 2020”.

Segundo o Reitor da UTAD, a descentralização da gestão das verbas europeias promovida pelo Portugal 2020 foi muito positiva para “a articulação entre as universidades e as empresas”, para “as dinâmicas de transformação digital e de valorização económica do conhecimento”, bem como para “a incubação e competitividade empresarial”, verificadas nos últimos anos. “O recorde de utilização de verbas europeias pelas universidades verificado em 2018, mais de 300 milhões de várias proveniências, só foi possível devido a uma gestão descentralizada”, afirma Fontainhas Fernandes. “Não podemos regredir no próximo quadro, voltando a centralizar a sua gestão”.

Em janeiro deste ano, realizou-se a primeira sessão desta convenção no ISCTE, em Lisboa, orientada para aumentar em 50% nos próximos dez anos o número de jovens que frequentam o ensino superior. A 15 de março, a segunda sessão, desta vez, na Universidade de Aveiro foi dedicada ao binómio ensino e investigação/inovação. Por sua vez, no dia 9 de abril, na Reitoria da Universidade do Porto, vai ser debatida a preparação do próximo quadro comunitário, que deverá potenciar a interação com o tecido empresarial, a administração pública e os agentes culturais, melhorando a interação com a sociedade e o território e estimulando atividades de criação e de promoção do emprego qualificado em Portugal.

“A grande questão que a Convenção vai discutir no Porto é o que é que é preciso fazer para que o conhecimento gerado nas universidades produza mais e melhores efeitos na economia e na sociedade!”, afirma Fontainhas Fernandes. “Nos próximos dez anos as universidades devem reforçar o seu posicionamento no desenvolvimento do país, aumentando o nível de riqueza e atenuando a macrocefalia do território”.

Perante os governantes que vão participar na convenção, os reitores vão exigir que todas as tentações de centralizar sejam evitadas.

É possível realizar a inscrição para a III Convenção nacional do Ensino Superior aqui.

 

[Foto: Divulgação]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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