És um às na produção e realização de curtas-metragens?
Então temos boas novidades para ti: está oficialmente aberta a época de candidaturas ao Prémio Sophia Estudante 2018!
Os Prémios Sophia Estudante – uma cerimónia promovida pela Academia Portuguesa de Cinema, com o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) – têm como premissa a promoção do cinema estudantil e distinguem curtas-metragens realizadas por alunos do Ensino Superior e Técnico em Portugal.
Os estudantes podem inscrever-se até ao dia 2 de novembro, através do site da Academia Portuguesa de Cinema. Para tal, devem enviar duas obras – com a duração máxima de 20 minutos – para cada uma das seguintes categorias: Ficção, Documentário, Animação e Experimental. Este ano, pela primeira vez, será também entregue o Prémio Sophia Estudante para Melhor Cartaz.
No dia 2 de novembro são revelados os nomeados e no dia 13 de dezembro são conhecidos os três vencedores para cada uma das categorias identificadas. O primeiro lugar de cada categoria também recebe um troféu Sophia Estudante e a cerimónia acontece no Teatro Municipal Rivoli (no Porto).
Todos os premiados de dia 13 de dezembro ficam ainda apurados para a primeira triagem do Júri dos Prémios Sophia e quatro deles serão escolhidos como nomeados na Cerimónia dos Prémios Sophia, a acontecer em Março de 2019. A curta-metragem vencedora do primeiro lugar é premiada com cinco mil euros pela NOS, com material de iluminação pela Cinemate e com material de imagem pela PLANAR, para a produção de uma nova curta-metragem.
A quinta edição dos Sophia Estudante conta com duas masterclasses acerca da temática “O Som no Cinema”. A primeira é dada por Nelson Ferreira, o editor de som lusodescendente nomeado aos Óscares de 2018 na categoria de Melhor Edição de Som pelo filme A Forma da Água. Além desta obra-prima de Guillermo del Toro, Nelson já tinha trabalhado em produções de nomes tão sonantes como Aaron Sorkin, Darren Aronofsky ou Peter Bogdanovich.
A segunda masterclass fica a cargo de Tom Fleishman, Misturador de Som (re-recording mixer) nova-iorquino já cinco vezes nomeado aos Óscares e vencedor da edição de 2012 na categoria de Melhor Edição de Som pelo filme A Invenção de Hugo, de Martin Scorsese. Os dois artistas vão partilhar os seus conhecimentos com todos os estudantes que se queiram inscrever nas palestras.
Para mais informações, podes consultar todo o regulamento !
[Foto: Divulgação]