Connect with us

Lazer & Cultura

CineEco leva cinema ambiental a Seia

Publicado há

em

De 13 a 20 de Outubro, Seia vai ser palco do CineEco!

Esta 24º edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, o CineEco, tem como tema central as “questões ambientais que afetam a área de proximidade do festival”.

São sete os filmes que se centram no debate destas questões que, como a organização do festival fez questão de frisar, marcaram muito a região. Após os incêndios de outubro de 2017, a área ficou “inevitavelmente marcada”, o que levou à “suspensão temporária do CineEco”, segundo a organização.

À edição deste ano, na categoria Lusofonia: Panorama Regional, concorrem filmes cuja temática está centrada nos fogos e na preservação da floresta. A selecção de filmes desta edição do CineEco Seia conta com 15 Memórias do Fogo, de Rodrigo Oliveira e Tiago Cerveira, sobre o fogo de 15 de Outubro de 2017 no centro do país; Cinzas ao vento, de Paulo Fajardo, também acerca dos incêndios florestais de 2017 e E tudo o fogo levou, de Paulo Leitão, que aborda o impacto da catástrofe em Oliveira do Hospital.

A grande novidade é o 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema Ambiental, uma iniciativa cuja premissa central é discutir a importância do cinema e dos festivais de temática ambiental para a a valorização desse tema.

São mais de 80 os filmes que, entre 13 e 20 de Outubro, ocupam os dois Auditórios da Casa da Cultura de Seia. No programa estão ainda workshops, concertos e conversas em torno do ambiente e do futuro do planeta.

[Foto: CineEco]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *