43 992: é este o número de admitidos, de entre o total de 49 362 estudantes que apresentaram candidatura à primeira fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao Ensino Superior.
Contas feitas, 89,1% dos candidatos foram bem sucedidos na entrada no Ensino Superior! A taxa mais alta dos últimos cinco anos! Desses, 88,2% tiveram a felicidade de entrar numa das suas três primeiras opções (mais 4,8% face ao ano passado). Já os sortudos que conseguiram lugar na primeira opção foram 54,7%!
As Instituições de Ensino Superior do interior do país também viram a sua taxa de procura aumentar! No total, foram mais 1,2% os estudantes interessados em estudar nessas instituições como primeira opção. Este crescimento é favorável para as regiões do interior – que têm menor pressão demográfica – e era um objetivo assumido pelo Governo (que diminuiu as vagas nos grandes centros com essa premissa em mente).
Segundo o Ministério do Ensino Superior, o número de novos estudantes no Ensino Superior público no ano letivo de 2018-2019 “atingirá cerca de 73 mil, incluindo cerca de 65,5 mil estudantes nos cursos de licenciatura e mestrados integrados e cerca de 7,5 mil estudantes nos cursos técnicos superiores profissionais (TESP’s)”.
No total, eram 50 852 as vagas a concurso – o que significa que ainda existe esperança para aqueles que não ficaram satisfeitos com o desfecho da primeira fase…
A segunda fase do CNA tem candidaturas abertas de 10 a 21 de setembro! São 7 290 por preencher! Os resultados dessas colocações são divulgados a 27 de setembro.
Os resultados podem ser consultados no site da Direção-Geral do Ensino Superior ou através da aplicação ES Acesso, disponível nas plataformas iOS4 e Android5.