Este ano não há Prémio Nobel da Literatura para ninguém (e não, não é por falta de talento).
Os motivos por detrás da ausência de premiado este ano prendem-se com suspeitas de escândalos sexuais que pairam sobre pessoas próximas da Academia Sueca (responsável pela atribuição do prémio).
Em 69 anos, 69 prémios… Mas o de 2018 fica na gaveta. Este é um acontecimento inédito e que está relacionado com denúncias apontadas ao marido de um antigo membro da Academia Sueca, a poetisa Katarina Frostenson. Em causa estão 18 queixas contra Jean-Claude Anault, uma grande figura cultural na Suécia.
Depois de alguns membros já terem abandonado a própria Academia, chega agora o anúncio oficial. “Achamos necessário dar tempo para recuperar a confiança pública na Academia antes que o próximo laureado poder ser anunciado.” foram as declarações de Anders Olsson, secretário permanente da Academia Sueca. A Fundação Nobel já confirmou que concorda com esta decisão.
O prémio Nobel é das distinções mais importantes no Universo da Literatura (no ano passado, foi o japonês o japonês Kazuo Ishiguro que o arrecadou).