A terceira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior já terminou e, com esta, o número de colocados este ano subiu para os 46.544 alunos, quase alcançando os 47 mil previstos.
No total, entraram nesta última fase 1.602 alunos, num total de 4.230 candidaturas, sendo que em quase metade destas, os candidatos já tinham sido colocados em outras instituições de Ensino Superior. Contrariamente ao panorama geral, nesta fase entraram mais alunos para o ensino politécnico (528) do que para o ensino universitário (414).
Nestas três fases, foram preenchidas 91,6 por cento das vagas, 59 por cento no ensino universitário e 41 por cento no ensino politécnico. Ficaram 2.569 por preencher, menos 265 do que no ano letivo de 2016/17.
Cursos nas áreas de ciências empresariais, saúde e nas de ciências sociais e do comportamento foram as que preencheram mais vagas nesta terceira fase, num total de 372 alunos. As áreas que preencheram menos vagas, nas três fases, foram as de agricultura, silvicultura e pescas, com 38,3 por cento de colocados e a de serviços de segurança, com pouco mais de metade das vagas preenchidas.
As matrículas desta fase são realizadas desde o dia de hoje e até à próxima quinta-feira, dia 19 de outubro.
[Fonte: Jornal Económico]
[Foto: Unsplash / Jonathan Daniels]