Se és apaixonado por astromonia e adoras aprender e explorar mais, não podes perder a Semana Mundial do Espaço, dinamizada pela ONU. Ao mesmo tempo que estamos a ter a nossa, também outros países estão a ter as suas semanas dedicadas ao Espaço.
O tema este ano é “Explorando Novos Mundos no Espaço” e há 3 momentos organizados pelo ESERO (European Space Education Resource Office):
Ontem, no Planetário Calouste Gulbenkian, deu-se um debate sobre o filme Hidden Figures (Elementos secretos), nomeado nos Óscars para Melhor Filme, Melhor Atriz Secundária e Melhor Argumento Adaptado. Se não viste, o filme a história de três mulheres negras americanas que foram importantes pioneiras na corrida espacial dos Estados Unidos da América.
“O Espaço vai à Escola” através de muitas palestras durante esta semana (e até depois). Organdizadas pelo Técnico, Universidade de Lisboa, Universidade do Porto e outras entidades, cada uma delas tem a indicação de para quem é direcionada – desde alunos do Ensino Básico até ao público em geral. Vai falar-se sobre buracos negros, programas espaciais, viagens à Lua e muitos mais temas que podes consultar aqui.
No dia 7 de outubro acontece, como é discrita, a “desconferência” SpaceUP que, das 9 horas da manhã até às 19 horas da tarde leva ao Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, as especialistas Vera Pinto Gomes (Comissão Europeia), Cristina Fernandes (Ciência Viva) e Laura Zanardini (Culumbus Module Flight Director). Os tópicos são escolhidos pela audiência, a interação é total e a estrutura é sempre diferente. Podes saber mais aqui.
Apesar de alguns eventos não serem dentro das datas da Semana Mundial do Espaço, os dias não podiam ser diferentes. Por um lado, dia 4 de outubro foi a data do lançamento do primeiro satélite terrestre, o Sputlik, em 1957. Já dia 10, em 1967, foi a data escolhida para que os estados membros da ONU assinassem o Tratado de Exploração Pacífica do Espaço Exterior.
[Fonte: European Space Education Resource Office]
[Foto: Unsplash / NASA]