Um sarau cultural, um peddy-paper e um Festival de Outono são algumas das atividades do programa de acolhimento “Era uma vez”, que a UMinho e a sua Associação Académica (AAUM) prepararam para receber os novos alunos.
São cerca de 2800 os novos estudantes da UMinho que começam hoje o seu percurso no Ensino Superior. Para eles, a instituição preparou uma receção recheada de atividades, sob o tema “Era uma vez”, que teve início com a apresentação das 11 escolas e institutos que a compõem.
Hoje acontecerá ainda um almoço-convívio na cantina de Gualtar, com a presença da equipa reitoral, dos presidentes e vice-presidentes das várias escolas e dos diretores dos cursos, e mais tarde – pelas 21h30 – um sarau com grupos culturais da UMinho no anfiteatro natural do campus (que se repetirá no dia 25 de setembro nos jardins do pólo de Azurém, em Guimarães).
No dia de amanhã terão lugar mais atividades: Uma ação de sensibilização para dádivas de sangue, um peddy-paper, uma tertúlia sobre talentos e um arraial. A organização destaca ainda no mês de setembro o concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa, no dia 27 pelas 15 horas, no pólo de Azurém, e o Festival de Outono, entre os dias 28 e 30, com 20 ações culturais em Braga, Guimarães e Monção.
Em outubro acontecem as Serenatas Velhas (no dia 3, pelas 22 horas, no centro de Guimarães), a Latada (na tarde do dia 4, no mesmo local), concertos no Multiusos de Guimarães (dias 4 a 7) e os Encontros da Imagem (até dia 29, em cinco espaços da UMinho, entre outros).
[Foto: Organização]