Pedro Cabeleira, de 25 anos, vai em busca do prémio Cineastas do Presente no Festival de Cinema de Locarno, na Suiça, com a sua primeira longa-metragem Verão Danado.
Nos Prémios da Academia, entregam-se óscars, no Festival de Cinema de Locarno, entregam-se leopardos. Verão Danado foi selecionado para o Leopardo de Ouro na categoria de Cineastas do Presente, ou seja, o prémio máximo para jovens realizadores que tenham uma ou duas longas metragens.
Para além deste, há mais dois filmes portugueses em competição. A curta metragem de Cristina Hanes, António e Catarina, está selecionada para o prémio Leopardos de Amanhã, que visa premiar jovens cineastas independentes ou estudantes que ainda não tenham realizado longas metragens.
Para além deste, o Festival vai receber a curta O Homem De Trás-Os-Montes, de Miguel Moraes Cabral, na categoria Fora de Competição. Esta categoria é dedicada a cineastas com carreiras sólidas que não foram selecionados para nenhuma categoria, sendo que os profissionais utilizam este espaço para fazer a sua première internacional.
Pedro Cabeleira é licenciado em Realização na Escola Superior de Teatro e Cinema, Instituto Politécnico de Lisboa, e é um dos fundadores da produtora VIDEOLOTION.
[Fonte: Instituto do Cinema e do Audiovisual/Locarno Festival]