783 euros. Esse deve ser o rendimento mínimo de um indivíduo em idade ativa que viva sozinho, de acordo com um estudo recente.
A Universidade de Lisboa, a Universidade Católica e a Rede Europeia Anti-Pobreza realizaram o estudo Rendimento Adequado em Portugal – Quanto é necessário para uma pessoa viver com dignidade em Portugal?, e concluíram que o salário mínimo para que um indivíduo entre os 18 e os 64 anos viva com dignidade é de 783 euros.
Este é um valor muito acima do limiar de pobreza definido este ano, que é de 439 euros. De resto, o estudo defende ainda que um casal em idade ativa sem filhos deve ter um rendimento mensal de 1299 euros, e aqueles que tenham um filho menor (com idade inferior a 12 anos) devem ganhar pelo menos 1796 euros. Com um filho maior (até aos 26 anos), o valor mínimo sobe para os 1816 euros.
Estes valores têm em conta os impostos, as despesas de habitação e as despesas com creches e infantários (se aplicável).
Como conclusão principal, o estudo refere que estes valores podem ser utilizados para efetuar “alterações nos valores mínimos garantidos”, através da adaptação do abono de família e do IRS, por exemplo.
[Fonte: DN]